• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
Testagem Covid-19

SES amplia vagas de testagem contra Covid-19 em Drives-Thrus de MS

Em Três Lagoas saltou de 50 para 80 vagas de testes de antígenos/dia.

(Foto: Divulgação/ Arquivo)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) ampliou em 230 vagas as testagens nos Drive-Thrus que foram abertos neste final de semana em Mato Grosso do Sul. Após análise, o Drive-Thru de Dourados foi ampliado de 100 para 200 vagas de testes de antígenos/dia. Em Três Lagoas saltou de 50 para 80 vagas de testes de antígenos/dia. Já o Drive-Thru de Campo Grande em parceria com a Cassems passa de 600 para 700 testes de antígeno ao dia.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a medida vem justamente para atender a demanda por procura de testagem no Estado. “Abrimos o nosso sistema na sexta-feira (14) e em poucas horas, todas as vagas de sábado foram preenchidas. Para atender a demanda, nós antecipamos a aberturas das vagas deste domingo ainda na sexta, sendo todas ocupadas rapidamente. Com o aumento de casos, vimos que houve maior procura pela população e fizemos a análise sobre a capacidade de atendimento das equipes e constatamos que era possível ampliar um pouco mais o serviço. O diagnóstico precoce permite o tratamento mais rápido contra a Covid-19”.

Resende ainda orienta a população: “Você que está assintomático, mas que teve contato com pessoa sintomática e positivada para a Covid-19, ou apresenta sintomas, agende o seu teste pelo site da Secretaria de Estado de Saúde, marque o seu horário e vá até a um Drive-Thru na sua cidade. O teste é de fundamental importância para que todos nós possamos conter o avanço da doença em nosso Estado”.

Para o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, a parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e a Cassems é de extrema importância para a população. “Ao sermos acionados, imediatamente aceitamos o convite para montar essa parceria em Campo Grande. Essa parceria entre a SES e a Cassems é de extrema importância para o enfrentamento da pandemia. Assim, quem agendou o teste, se testou positivo, se isole! E siga a todas as medidas de biossegurança”.

A secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, afirma que o atual cenário da pandemia em Mato Grosso do Sul é de alerta para a população. “O atual cenário nos preocupa, pois registramos o aumento de casos de Covid-19. Então, este é o momento das pessoas evitarem de se expor ao risco. Não é indicado que as pessoas se aglomerem, que façam reuniões e confraternizações nos finais de semana. É o momento das pessoas se preservarem. Quem não tomou vacina ainda, tome seja a da gripe ou da Covid-19, se imunize e se proteja”.

Agendamento

O assessor militar na SES, coronel Marcello Fraiha, explica como a população pode fazer o seu agendamento.  “Para fazer o agendamento, a população pode ir até ao site da Secretaria de Estado de Saúde (www.saude.ms.gov.br) e preencher o formulário agendando o seu horário com dia e hora marcada no município em que reside, Campo Grande, Dourados e Três Lagoas”.

O agendamento dos testes será feito exclusivamente de forma online através do endereço eletrônico https://www.saude.ms.gov.br/teste-covid19/. O agendamento é de caráter auto declaratório. Os exames poderão ser feitos por pessoas acima de 12 anos sintomáticas e assintomáticas que tiveram contato com casos confirmados de Covid ou com casos suspeitos. Também poderão agendar testes as pessoas que estão com viagem marcada para o exterior.

Os exames ficarão prontos no mesmo dia. O resultado poderá ser acessado através de e-mail, mensagem SMS ou diretamente no site da SES/MS.

Em parceria entre a SES/MS e Cassems, em Campo Grande, o Drive-Thru funciona no estacionamento da sede da Cassems, na Rua Antônio Maria Coelho, 6065. Serão ofertados 700 testes por dia.

Em Dourados, o Drive-Thru fica no quartel do Corpo de Bombeiros, na Avenida Presidente Vargas, 1167. Serão ofertados 200 testes diariamente.

Em Três Lagoas, o Drive-Thru funciona no Quartel do Corpo de Bombeiros Militar, localizado na Avenida Fillinto Muller, 3.300, no Jardim Morumbi. Serão ofertados 80 testes diários.

Veja Também