• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Associação de Suinocultores inicia auditorias nas granjas de MS

Processo busca garantir sustentabilidade, biosseguridade e bem-estar animal nas granjas associadas

Sexta-feira, 18 Julho de 2025 - 10:50 | Redação


Associação de Suinocultores inicia auditorias nas granjas de MS
(Foto: Divulgação)

A Associação Sul-Mato-Grossense de Suinocultores (ASUMAS) iniciou nesta semana as auditorias do Programa ASUMAS de Sustentabilidade (PAS) e do Programa Leitão Vida. A ação faz parte do compromisso da entidade com a melhoria contínua da produção de suínos em Mato Grosso do Sul, focando em sustentabilidade, bem-estar animal, biosseguridade e qualidade dos processos produtivos.

As auditorias estão sendo realizadas pela empresa Hilles Consultoria em Agronegócios, contratada pela ASUMAS para conduzir as visitas técnicas nas propriedades. O objetivo é avaliar se as granjas participantes seguem as boas práticas estabelecidas nos programas, além de orientar os produtores sobre possíveis ajustes e melhorias.

"O PAS e o Leitão Vida são mais do que programas, são ferramentas práticas para garantir que a suinocultura sul-mato-grossense avance de forma ética, sustentável e com qualidade reconhecida pelo mercado. As auditorias não são punitivas, são parceiras do produtor, porque ajudam a corrigir rotas e melhorar processos", destaca o presidente da ASUMAS, Renato Spera.

O Programa ASUMAS de Sustentabilidade (PAS) promove a adoção de práticas que visam o equilíbrio entre os aspectos ambiental, econômico e social da suinocultura, enquanto o Leitão Vida tem foco na biosseguridade e redução de mortalidade dos leitões, garantindo saúde animal e maior eficiência produtiva.

Associação de Suinocultores inicia auditorias nas granjas de MS
(Foto: Divulgação)

Segundo a gestora da empresa, Gabriela Hillesheim, o trabalho de campo já começou e as visitas seguem um cronograma planejado, respeitando o perfil e as características de cada propriedade. 

“Nosso papel é verificar o cumprimento dos protocolos, mas também orientar, esclarecer dúvidas e propor melhorias. Queremos que os produtores enxerguem essa auditoria como uma oportunidade de evolução. Acompanhar de perto o trabalho dos responsáveis técnicos e ver o comprometimento dos produtores reforça a importância do nosso trabalho. O Leitão Vida em Conformidade está transformando a forma como produzimos e nos relacionamos com o futuro da suinocultura no Mato Grosso do Sul.”

O ciclo de auditorias seguirá pelos próximos meses, envolvendo as granjas associadas que aderiram voluntariamente aos programas. O resultado das visitas são divulgados após sete dias úteis, e após aprovação a propriedade é certificada com o selo de sustentabilidade do programa.

SIGA-NOS NO Google News