Geral
Senai e Câmara realizam primeira formatura de profissionais qualificados
Mais de 450 trabalhadores concluíram cursos gratuitos em áreas como logística e refrigeração
Sexta-feira, 21 Novembro de 2025 - 14:45 | Redação

O Senai, em parceria com a Câmara Municipal de Campo Grande, realizou, nesta quarta-feira (19/11), a formatura dos primeiros profissionais qualificados pelo projeto Pronto Pro Trabalho. São mais de 450 trabalhadores que concluíram os cursos ofertados gratuitamente em diversas áreas. Até o fim do ano, o Pronto Pro Trabalho espera capacitar mais de 1,5 mil pessoas.
Lançado em julho deste ano, com o objetivo de oferecer qualificação prática e direcionada às demandas das empresas locais, o projeto permite o aprimoramento de habilidades para conquistar novas oportunidades de emprego.
Para o vice-presidente da Fiems, Crosara Júnior, profissionais capacitados são essenciais para manter as novas indústrias que se instalam em Mato Grosso do Sul.
“Quem se qualifica está no caminho certo. O Estado hoje é próspero e os formandos têm uma responsabilidade muito grande com tudo que está acontecendo, que é fazer com que essas empresas que estão vindo para cá deem certo. Temos R$ 90 bilhões de investimento privado, além de 30 mil vagas de trabalho. Então, é tão responsabilidade de vocês, que fizeram a qualificação do Senai, quanto do empresário, que colocou o capital dele em risco vindo para cá, que esse mercado se fortaleça”.
As certificações entregues na primeira etapa de formatura do programa envolvem cursos de panificação e confeitaria, segurança alimentar, logística, refrigeração, manutenção e marcenaria.

O diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, afirma que o projeto deve formar ainda mais profissionais este ano. “A expectativa é que até o final de 2025 tenhamos 1,5 mil pessoas prontas para preencher as vagas de trabalho, principalmente na indústria. Estamos fazendo acontecer, transformando a vida das pessoas e ajudando a economia do Estado a se fortalecer”.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Epaminondas Vicente Neto, o Papy, reforça que a parceria com o Senai e a Fiems é uma união que deu certo e deve se fortalecer. “É um primeiro passo, mas é um passo gigantesco, porque, de fato, hoje a Câmara está presente na vida das pessoas e o Senai já transformou a realidade de tantos trabalhadores. Agradeço a Fiems e toda equipe do Senai por toparem estar com a gente nessa iniciativa que já é um sucesso”.
Entre julho e novembro 35 turmas foram formadas pelo Pronto Pro Trabalho, compostas por alunos com idade entre 16 até 78 anos, sendo que muitos já asseguraram emprego com a nova qualificação.
Inscreva-se - Com o avanço do programa, novas turmas estão sendo organizadas em diversas áreas profissionais, ampliando o alcance da iniciativa que age com transformação social e fortalecimento da economia local.
Serviço - Quem tiver interesse em se matricular em um dos cursos ofertados pelo Programa Pronto Pro Trabalho pode se cadastrar pelo link https://sistemafiems.ms.senai.br/pronto-pro-trabalho
Últimas Notícias
- Infraestrutura - 15:10 Bonito firma termo para instalação de sistema de monitoramento urbano
- PRF - 14:55 Carga de cimento esconde 386 quilos de cocaína na Capital
- Qualificação - 14:45 Senai e Câmara realizam primeira formatura de profissionais qualificados
- Campo Grande - 14:32 Chafariz da Praça Ary Coelho passa por revitalização
- TEA - 14:17 Defensoria lança censo inédito para mapear Famílias Atípicas na Capital
- Oportunidades - 13:47 IBGE abre seleção com 242 vagas para MS
- Direitos Humanos - 13:39 Pensão para filhos de vítimas de feminicídio deve começar em dezembro
- Meio Ambiente - 13:00 Bioparque Pantanal recebe o selo 'ouro'
- Linguagem - 12:19 Governo sanciona lei que proíbe uso de linguagem neutra em órgãos públicos
- Economia - 11:50 Apenas um em cada quatro trabalhadores por conta própria tem CNPJ

