Geral
Senac Hub Academy oferece acessibilidade e inclusão aos alunos
Aulas têm tradutor intérprete de libras, promovendo, ainda, a inclusão e socialização dos alunos surdos
Quinta-feira, 25 Abril de 2024 - 16:58 | Redação

O dia 24 de abril é considerado o Dia Nacional da Libras por ter sido a data em que a Lei 10.436 reconheceu a língua brasileira de sinais como meio legal de comunicação e expressão, há 20 anos.
Entendendo a importância de incentivar a acessibilidade ao ensino para todos, o Senac Hub Academy incluiu o tradutor intérprete de libras em suas aulas, promovendo, ainda, a inclusão e socialização dos alunos surdos.
Lucas Alexandre Ribeiro Cunha, de 21 anos, surdo desde os oito meses quando teve meningite, vai terminar o curso de Técnico em Farmácia em julho, mas desde o início das aulas contou com a intérprete. Melhor desenvolvimento na aprendizagem e interação social são o resultado imediato.
“É uma instituição inclusiva. Eu consigo me comunicar e me expressar, entendo o que acontece nos espaços, fico mais informado, além de proporcionar a interação com meus colegas”, afirma. “Sem o intérprete eu me sinto isolado e não me desenvolvo na aprendizagem como deveria.” Lucas explica que o apoio que tem do tradutor e intérprete de Libras é fundamental para o entendimento do conteúdo e quando precisa de respostas para suas dúvidas. “É um suporte que ajuda no meu desenvolvimento acadêmico tal qual um colega ouvinte”.
Evelyn de Souza Balbueno Eloy França é tradutora e intérprete de Libras há 23 anos e está no Senac desde o ano passado. Foi com uma prima surda que aprendeu os primeiros sinais da linguagem. “Entendi a importância da comunicação quando reproduzia alguns sinais e fazia mediação dela com outras pessoas nos mais variados ambientes. Fui buscar o aperfeiçoamento”.
Para assistir aos estudantes, Douglas da Silva, atendente de contact center do Senac MS, os ajudou a fazer todo o processo de matrícula na instituição, tanto do estudante Lucas, como da estudante Ana Clara, também surda e inscrita no curso Técnico de Enfermagem no período noturno.
“Sou surdo unilateral profundo, onde não tenho nenhuma audição no ouvido esquerdo e audição normal no ouvido direito. Comecei Libras por curiosidade, por entender em partes a dificuldade da pessoa surda e por partilhar de algumas delas. Muito além disso, a Libras é apaixonante, comecei na igreja para auxiliar alguns amigos surdos e fui seguindo os passos desde o curso básico até a pós-graduação em Educação e Atendimento de surdos em Espaços Escolares”, revela.
Para Ana Clara, o atendimento foi essencial para que ela escolhesse estudar na instituição, além de ressaltar as oportunidades de sair do ambiente, frequentar eventos, levando a inclusão por meio de sua presença. Como aconteceu no Mutirão Todos em Ação em março deste ano, onde a jovem pôde participar no estande do Senac, com a oferta de aferição de pressão para a população, no bairro Portal Caiobá. “A gente pode ajudar as pessoas nestes eventos, além de poder ajudar a comunicar com os surdos de forma geral. É muito importante levar essa questão da inclusão, e eu estou amando o meu curso”, diz.
Atualmente o Senac MS conta com três alunos surdos, três intérpretes, um para cada, e o profissional de atendimento, o Douglas. Para o diretor regional do Senac MS, Vitor Mello, oferecer intérpretes e tradutores de Libras é uma forma de tornar a educação acessível para todos. “Percebemos que o atendimento e as aulas só seriam inclusivos se todos tiverem acesso às informações de forma igualitária. E é por isso que, para as aulas destes alunos, fizemos questão de compor o quadro com intérpretes que também são da área da saúde e conhecem todos os termos técnicos.”
A presença do intérprete e tradutor de Libras pode ser solicitada na Unidade, basta entrar em contato que o atendimento da instituição direciona o caminho. O Senac HUB Academy está localizado na Rua do Parque, 75, Campo Grande / MS. O telefone para contato é (67) 3312-6760
Últimas Notícias
- Acidente de trabalho - 07:30 Gancho se solta e mata trabalhador rural que tentava desatolar equipamento com ajuda de um trator
- Charge - 07:03 Estado tem média de 2 mulheres mortas por mês em 2025
- TVMS Record - 07:00 Balanço volta ao Centro da Capital
- TVMS Record - 21:40 Multiplataforma e popularidade da Record TV
- Poder Legislativo - 18:32 Câmara promove audiências para debater LDO e contas do Município
- Economia - 18:08 Bancos Centrais do Brasil e da China assinam acordo de troca de moedas
- Educação - 17:52 Enem 2025: saiba critérios para pedir isenção da taxa de inscrição
- Três Lagoas - 17:50 Funcionários furtam 11 baterias de caminhões e vendem para receptador
- Corumbá - 17:32 Micro-ônibus facilitará acesso ao Porto Geral no Festival América do Sul
- Acidente fatal - 17:00 Motociclista morre atropelado por caminhão