Geral
SEMED realiza ação de inclusão na matrícula de alunos especiais
Sexta-feira, 03 Janeiro de 2020 - 19:52 | Redação
Pais de alunos da educação especial da Rede Municipal de Ensino – Reme estão tendo dentro da Secretaria Municipal de Educação (Semed) um atendimento inclusivo para o procedimento de matrículas de seus filhos. A ação tem como propósito ajudar através de agendamentos prévios, os pais e responsáveis de crianças que possuem alguma deficiência, para a designação dos alunos nas unidades escolares.
O procedimento reconhecido positivamente pelos pais é uma ação direta e especializada do setor responsável pelo atendimento de alunos especiais da Rede Municipal de Ensino, a Divisão de Educação Especial (DEE) da Secretaria Municipal de Educação.
A ação teve início ontem (2) para os alunos especiais e a intenção é levar para os pais toda a orientação de como funciona o trâmite para ingressar na Rede Municipal. Os familiares estão sendo ouvidos durante esse primeiro contato e orientados quanto a matrícula, escolha da unidade de ensino e o acompanhamento realizado pela DEE/SEMED, aos alunos público alvo da educação especial.
Os atendimentos dentro da Secretaria de Educação são para: Transtorno do Espectro Autista – TEA, Síndrome de Down, deficiente físico e intelectual, Deficiência múltipla, surdo, deficiência auditiva, Paralisia cerebral, baixa visão e cegueira.
A chefe da Divisão de Educação Especial da Semed, Lizabete Lucca explica a importância de estar realizando essa ação. Ela destaca que o setor sempre busca estar junto da família para melhorar o atendimento.
“É importante para as famílias conhecerem nosso trabalho, entender como a Rede Municipal trabalha e todo o processo, conscientizar as famílias que estamos sempre buscando o melhor para o aluno, sempre em prol do aluno. Isso é para que o pai, que sempre que tiver uma dúvida, nos procure e consiga resolver todas as questões. Somos parceiros da família e queremos trabalhar bem próximos da família”.
A DEE fechou o ano letivo de 2019 com o atendimento de 2.548 alunos especiais e a expectativa para o ano letivo de 2020 é atender dentro da Rede Municipal mais de 2600 alunos. A chefe da Divisão, Lizabete explicou que no decorrer do ano letivo as crianças passam por avaliação dos técnicos e posteriormente são examinadas e depois são laudadas.
Atualmente, a Divisão de Educação Especial possui 60 técnicos. São 30 técnicos atuando diretamente nas unidades de ensino e 30 técnicos atuando dentro da Secretaria de Educação, que dão suporte para os que estão dentro das escolas. Os apoios nas unidades, AEI (Assistente Educacional Inclusivo) e de APE (Auxiliar Pedagógico Especializado) e interprete para LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), somam quase 1.000 profissionais.
Antes do período de início do ano letivo, a Divisão de Educação Especial estará realizando, do dia 27 a 31 de janeiro, a capacitação de todos os apoios, AEI, APE e intérpretes. Os servidores estarão fazendo as capacitações por polos (região).
Logos após a realização dos polos, nos dias 30 e 31 terá uma reunião com todos os técnicos da Semed para receberem uma formação. A ideia é que todos os profissionais estejam capacitados para atenderem os alunos. Durante o ano letivo, os servidores terão outras capacitações para preparar o público alvo da educação especial.
A Divisão de Educação Especial está sob responsabilidade da Superintendência de Políticas Educacionais (Suped). Este tipo de trabalho na Secretaria de Educação iniciou no ano passado e neste ano letivo de 2019 a DEE intensificou o atendimento, colocando mais técnicos especializados para o atendimento ao público.
Últimas Notícias
- Oportunidades - 08:00 Curso gratuito de Manicure e Pedicure capacita mulheres na Capital
- Saúde - 07:30 Casa da Saúde não terá atendimento ao público hoje e na sexta-feira
- Saúde Pública - 07:00 Plantão de vacinação contra a gripe
- Alerta! - 19:10 Canais digitais do Detran-MS facilitam regularização de documentos
- Poder Judiciário - 19:00 Judiciário de MS não terá expediente nos dias 19 e 20 de Junho
- Nioaque - 18:53 Operação contra tráfico de drogas cumpre mandados de busca e prisão
- "Você não vai ser de mais ninguém" - 18:32 Descumprindo medida protetiva, agressor é preso em Paraíso das Águas
- Escondido em fazenda - 18:00 Após roubo violento a idosos, autor é preso em fazenda de Naviraí
- Polícia - 17:51 Trio foragido da Justiça é capturado em Campo Grande
- Desaparecida - 17:40 Busca por médica em rio de MS já dura 24h