Geral
Segredo da corrida é suportar a dor
Sábado, 12 Janeiro de 2019 - 12:51 | Redação
Faltando pouco mais de um mês para a chegada da Corrida de Verão, etapa do circuito de corridas de rua Rota das Estações, atletas amadores e profissionais intensificam seus treinamentos corporais e principalmente mentais para que no próximo dia 23 de fevereiro consigam cruzar a linha de chegada. A prova de abertura da Rota das Estações 2019 terá três percursos (10 km, 5 km e 2,5 km) e acontecerá em Campo Grande. Faça já suas inscrições.
Com um grupo de aproximadamente 25 alunos a equipe da W30 Performance Humana se reúne todos os sábados, a partir das 8h, no Parque dos Poderes para ensinar e dar dicas de corrida a atletas amadores e profissionais. O treinamento oferecido tem o acompanhamento de preparadores físicos de alta performance e não exige custo para participação.
Inteiramente voltado à preparação para corrida, no treino são ensinados exercícios e instruções sobre cuidados com a pisada, a passada, a velocidade e o volume de corridas para que o atleta consiga se sair bem nesta que é a modalidade esportiva que mais cresce no Brasil. Mesmo que a prática de esportes seja extremamente recomendada a seres de qualquer idade ou espécie é preciso ficar atento ao excesso, que como sabemos, faz mal em qualquer situação.
De acordo com o preparador físico Eder Wagner correr demais pode acabar prejudicando o atleta na hora da competição “o corpo humano pode ser comparado a um carro, se você utilizar o motor por muito tempo ele pode fundir, assim como se você desgastar seus músculos e ossos eles podem ser fragilizados e acabar gerando uma lesão” explica o profissional.
Para que o desgaste físico não atinja o atleta é necessário ficar atento a esta dica: não ganha a prova quem corre mais, ganha a prova quem vence a dor. Segundo o treinador o que faz um corredor não é a sua velocidade, mas sim o seu condicionamento físico que deve treinado corretamente por meio de uma metodologia adequada preparada por um profissional.
Tornar-se uma pessoa resistente não é difícil, mas para chegar lá é preciso sair da zona de conforto. Eder Wagner conta que a peça chave para crescer no treinamento de corria é desafiar-se o tempo todo “se você corre 5 km você corre seis, sete, oito, dez... Se sua mente acredita na superação, você consegue” conta o treinador que afirma que a saúde psicológica está diretamente ligada ao crescimento esportivo, e vice-versa.
Não se iluda ao pensar que estará mais preparado por correr 10 quilômetros ao dia, esta atitude apenas favorece o desgaste do corpo que precisa ser treinado e preservado para uma competição. O corpo humano deve estar acostumado, disposto e com vontade de praticar exercícios, o condicionamento físico só começa a ser perdido depois de 15 dias sem treinamentos, por isso a recomendação é correr não mais de 30km semanalmente.
Aos que estão iniciando agora e tem vontade de mudar de vida com a corrida a dica é começar a treinar com um profissional, assim os limites do corpo não serão ultrapassados e o atleta sempre será forçado a se desafiar. Lembre-se, tudo começa na mente. Já para os que já estão correndo há um tempo Eder Wagner revela que a sacada é trabalhar a tolerância à dor e deixar de treinar na semana anterior à competição, assim o corpo estará sem desgastes, relaxado e com vitalidade para cruzar a linha de chegada.
Últimas Notícias
- Poder Legislativo - 18:12 Sessão Solene na Câmara da Capital homenagea agricultores familiares
- PRF - 17:50 Dupla tenta fugir e é presa pelo transporte de drogas em Ivinhema
- Economia - 17:32 Desequilíbrio tributário faz governo perder R$ 200 bilhões anuais
- Política - 17:09 Lula crítica jornada 6x1 e defende escala de trabalho 'mais flexível'
- TVMS Record - 16:50 Balanço no Centro destaca promoções na região central de Campo Grande
- Poder Judiciário - 16:32 Inédito em MS, programa de guarda subsidiada é implantado em Sonora
- Oportunidades - 16:16 Novo leilão do Detran-MS tem Corsa Classic com lance inicial de R$ 3.545
- Fronteira - 15:50 Ministério Público cobra soluções para fornecimento de energia em Amambai
- Rede MS - 15:35 Rede 360 discute a importância da saúde mental
- Oportunidades - 15:15 Capital promove Semana da Tecnologia e Inovação da Juventude