• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

SAS concorre ao Prêmio Mariluce Bittar com implantação da Escola do SUAS

Projeto pioneiro de CG fortalece a formação de trabalhadores da assistência social e pode ser reconhecido como referência em gestão e inovação no Estado

Quarta-feira, 26 Novembro de 2025 - 14:59 | Sandra Salvatierre


SAS concorre ao Prêmio Mariluce Bittar com implantação da Escola do SUAS
O anúncio dos projetos contemplados ocorre nesta quarta-feira (26), em cerimônia no auditório da OAB, na Avenida Mato Grosso. (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SAS) concorre ao Prêmio Mariluce Bittar com o trabalho “Transformando saberes e práticas: a experiência pioneira da implantação da primeira escola municipal do SUAS no Brasil – Campo Grande/MS”. A iniciativa apresenta a trajetória de criação e consolidação da Escola Municipal do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), uma das primeiras instituições do gênero em âmbito municipal no país. O anúncio dos projetos contemplados ocorre nesta quarta-feira (26), em cerimônia no auditório da OAB, na Avenida Mato Grosso.

Promovido pela Escola do SUAS do Estado, o Prêmio Mariluce Bittar tem como objetivo reconhecer e valorizar boas práticas de gestão, inovação e impacto social desenvolvidas pelos municípios sul-mato-grossenses na política de assistência social.

As experiências inscritas contemplam três categorias: Serviços Socioassistenciais, Benefícios e Programas Socioassistenciais e Gestão do SUAS, desde que comprovem resultados concretos e contribuam para o fortalecimento da rede de proteção social nos territórios.

SAS concorre ao Prêmio Mariluce Bittar com implantação da Escola do SUAS
(Foto: Divulgação)

Estrutura e objetivo

A Escola Municipal do SUAS é uma unidade descentralizada da SAS, vinculada à Superintendência de Gestão do SUAS, responsável por ofertar formação continuada e capacitação a gestores, conselheiros, técnicos e demais profissionais da rede socioassistencial de Campo Grande.

Seu processo de estruturação teve início em 2017 e foi formalizado em 2021, por meio do Decreto Municipal nº 14.811. A proposta central é qualificar e profissionalizar os trabalhadores do SUAS, assegurando maior qualidade na prestação dos serviços socioassistenciais.

Ao longo dos últimos dez anos, a escola já capacitou 8.996 servidores, por meio de mais de 250 ações formativas, consolidando-se como um importante instrumento de fortalecimento institucional e técnico da política pública no município.

Consolidação e planos futuros

Em 2023, a Escola do SUAS ganhou uma nova sede. Já em 2025, passou por novas adequações estruturais, sendo reposicionada na região central da cidade, com espaço para até 40 cursistas por turma e ampliação de parcerias com instituições de ensino superior e unidades socioassistenciais.

Segundo a gerente da Escola, Ana Maria Espíndola, o trabalho também envolve projetos próprios, como o “Educação Sem Limites” e o “Observatório de Práticas Institucionais na Assistência Social”, iniciativas voltadas à ampliação do alcance e ao aprimoramento das ações pedagógicas, em conformidade com as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente.

Mais do que um equipamento de formação, a Escola Municipal do SUAS se afirma como um espaço estratégico de produção de conhecimento, valorização profissional e fortalecimento da política pública, tornando-se referência para outros municípios brasileiros.

 

SIGA-NOS NO Google News