Geral
Sala do Imigrante oferece suporte para regularizar documentos na Capital
Iniciativa gratuita ajuda imigrantes a obter documentos essenciais e acesso ao mercado de trabalho
Domingo, 02 Março de 2025 - 12:19 | Redação

A Sala do Imigrante, instalada na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Campo Grande, começou a operar esta semana para oferecer suporte a imigrantes em busca de regularização documental. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Fiems, o Comitê Empresa-Escola (Cempe), o Sindicato das Indústrias de Frio, Carnes e Derivados de Mato Grosso do Sul (Sicadems) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O objetivo é orientar estrangeiros sobre a obtenção de documentos essenciais como CPF, visto de trabalho e carteira de trabalho. Além disso, serão oferecidos cursos de português, em colaboração com universidades públicas, e microcertificações profissionais em parceria com o Sesi e o Senai.
A ideia do projeto surgiu a partir das demandas das indústrias locais e busca proporcionar dignidade e oportunidades profissionais aos imigrantes, além de atender a escassez de mão de obra nas empresas da região. Segundo Régis Borges, vice-presidente do Cempe, a iniciativa visa conectar os imigrantes com as indústrias, facilitando a regularização e o ingresso no mercado de trabalho.
A Sala do Imigrante está atendendo por agendamento e já tem se mostrado importante para diversas empresas que buscam regularizar a situação de seus empregados estrangeiros ou contratar profissionais. O presidente do Sicadems, Régis Luís Comarella, afirmou que a iniciativa ajudará a suprir a demanda de mão de obra nos diferentes setores industriais.
O superintendente regional do Trabalho, Alexandre Cantero, ressaltou que o projeto visa garantir direitos aos trabalhadores, promovendo a inclusão de estrangeiros com a regularização de sua documentação e o acesso ao mercado de trabalho formal.
Além disso, a Fiems firmou um acordo de cooperação com o poder público e entidades privadas para atrair paraguaios interessados em trabalhar em Mato Grosso do Sul e regularizar a situação dos que já estão no Estado. A iniciativa permitirá que paraguaios obtenham documentos como CPF, carteira de trabalho e visto de trabalho diretamente na sede do MTE em Campo Grande.
Serviço
A Superintendência Regional do Trabalho está localizada na Rua 13 de Maio, 3.214 – Centro, em Campo Grande. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, os telefones são (67) 3901-3008 e 3901-3014.
Últimas Notícias
- A Fazenda - 09:50 Créo Kellab, Fabiano Moraes e Will Guimarães estão na sexta Roça de A Fazenda 17
- Coxim - 09:35 Vídeo: Homem tenta escapar após audiência em Coxim
- Habitação - 09:10 Campo Grande lança “Sonho Seguro” com foco em moradia
- Campo Grande - 08:52 Farmácia é flagrada vendendo psicotrópicos sem autorização
- Trabalhador - 08:35 Funsat divulga 1.463 vagas de emprego nesta quinta-feira
- Oportunidades - 08:08 Grupo Pereira inaugura Central de Vagas para acelerar contratações no setor
- Esquema Criminoso - 07:45 Operação prende sete por furto de cabos
- Dourados - 07:15 Dourados terá voos seis vezes por semana
- Solidariedade - 07:00 Feirão da AACC/MS está de volta com produtos ao preço único de R$ 5,00
- Charges - 06:56 Radares voltam a funcionar em Campo Grande a partir de 1º de novembro

