Geral
SAD usará Inteligência Artificial para melhorar eficiência nas contratações
Previsão é de reduzir em 50% o tempo de efetivação de licitações
Sábado, 07 Setembro de 2024 - 08:39 | Redação

A Secretaria de Estado de Administração (SAD) do Mato Grosso do Sul iniciou na segunda-feira (2) um ciclo de formação em Inteligência Artificial aplicada aos processos de licitação do Estado. A oficina, intitulada “Total - Fase Preparatória das Contratações Públicas com Apoio do ChatGPT”, tem uma carga horária de 28 horas e conta com a participação de 83 servidores da Secretaria-Executiva de Licitações (SEL) e das áreas de contratos e licitações dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.
O treinamento faz parte das ações do Governo do Estado voltadas à modernização da Administração Pública e busca melhorar a eficiência nos processos de contratos e licitações. Com o uso de Inteligência Artificial nas etapas de planejamento e elaboração de contratações, espera-se reduzir em 50% o tempo de efetivação das licitações, aumentando a assertividade das compras e a otimização dos recursos públicos.
O secretário de Estado de Administração, Frederico Felini, destacou que o objetivo da oficina é qualificar os servidores das áreas de compras e promover maior interação entre eles, aprimorando o desempenho nas contratações públicas. Felini também ressaltou a importância de uma contratação eficiente para que as secretarias possam entregar serviços e políticas públicas essenciais para a população.
Apesar de o curso ser oferecido on-line, os participantes em Campo Grande foram reunidos em três locais físicos para promover a troca de experiências e a integração entre as equipes. A secretária-executiva de Licitações, Muriel Moreira, frisou que essa aproximação é importante para o avanço das melhorias necessárias.
A oficina teve início na tarde de segunda-feira e contará com mais seis encontros nos dias 03, 05, 06, 16 e 17 de setembro. As aulas, ministradas pelo professor Janderson da Costa Barbosa, abordam temas como macroprocessos das contratações públicas, criação de Estudo Técnico Preliminar (ETP) e Termo de Referência (TR) com uso de Inteligência Artificial, planejamento da contratação, elaboração da Matriz de Riscos, levantamento de mercado, e estimativa do valor da contratação.
Últimas Notícias
- Prefeitura - 18:09 Dourados define horário de funcionamento no período de natal e ano novo
- Mato Grosso do Sul - 17:55 Recupera - MS apoia empresas em processo de recuperação judicial
- Direitos Humanos - 17:35 Número de falantes de línguas indígenas aumenta quase 50% em 12 anos
- Inflação - 17:15 Prévia da inflação marca 0,18% em outubro; alimentos caem pelo 5º mês
- Povos Originários - 16:55 IBGE: 391 etnias indígenas falam 295 línguas no Brasil
- Agricultura - 16:35 AgroIntegra CG amplia apoio à agricultura familiar urbana
- Agraer - 16:07 Agricultura familiar vive momento de relevância com sistema agroflorestal
- Dourados - 15:50 Policlínica Cone Sul será entregue segunda-feira em Dourados
- Justiça - 15:04 Ausência em audiência não implica renúncia de vítima, aprova CDH
- Oportunidades - 14:57 Leilão eletrônico do TJMS disponibiliza mais de 11 mil itens e veículos

