Geral
Rio Aquidauana atinge nível de alerta e Defesa Civil monitora situação
Quinta-feira, 28 Fevereiro de 2019 - 10:56 | Redação
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil monitora diariamente o rio Aquidauana, que atingiu 6,00 metros de altura nesta quinta-feira (28.2) e tem nível considerado de alerta. A informação é do coordenador da instituição, tenente-coronel Fábio Santos Coelho Catarineli.
O nível do rio subiu 117% de terça-feira (26.2) para hoje, saltando de 2,76 para 6,00 metros, conforme dados integrados da Sala de Situação do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e da Defesa Civil Municipal de Aquidauana. A partir de 7,00, o nível do rio entra em estado de emergência.
Em fevereiro de 2018, quando a região foi atingida por uma das maiores inundações da década, o nível do rio chegou 7,42 metros. “O rio Aquidauana é afetado pelas chuvas localizadas. Como são esperadas chuvas acima da média para esse período estamos monitorando de forma constante”, afirma.
Três réguas medem o nível do rio nas estações de Palmeira, Aquidauana e Estrada MT-738. No Estado, outro rio com nível de alerta é o Coxim. Nesta quinta-feira, as águas atingiram 4,21 metros de altura. A partir de 5,00 o nível do rio entra em estado de emergência, podendo afetar a cidade.
Avisos à população
Segundo Catarineli, pessoas que moram em áreas de risco, como encostas de rios, devem ficar em estado de alerta e acompanhar diariamente a previsão do tempo. “Além disso é extremamente importante se cadastrar no serviço de SMS da Defesa Civil para receber avisos”, explica o coordenador.
Para aderir ao sistema gratuito, o cidadão deve enviar mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da residência. A partir do cadastramento, o telefone e o respectivo endereço são automaticamente incluídos na lista de envio dos alertas sempre que houver risco de desastres naturais na região indicada.
Últimas Notícias
- Campo Grande - 19:00 Agressor é preso por manter em cárcere e violentar adolescente
- Campo Grande - 18:50 Atirador é detido após disparar contra sede da Corregedoria-Geral
- Rede MS - 18:09 Rede MS no Outubro Rosa
- Eleições 2026 - 18:00 Balanço final da atuação da PF nas eleições são divulgadas
- Convocação - 17:56 Prefeitura convoca 181 profissionais aprovados em processo seletivo em CG
- Eleições 2026 - 17:32 Confira os deputados federais mais votados em cada estado
- Trabalho - 17:00 Senado inicia debate sobre fim da escala 6x1 nesta terça-feira
- Eleições 2026 - 16:50 Oito crimes eleitorais em MS
- Medida Provisória - 16:43 Prazo para sacar dinheiro das casas de aposta termina nesta segunda-feira
- Eleições 2026 - 16:30 TSE quer reduzir abstenção no segundo turno após índice histórico

