• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Retirar Habilitação vai ficar mais barato

Segunda-feira, 16 Setembro de 2019 - 19:09 | Redação


A preparação para retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai ficar mais barata. Isso porque a Resolução do Contran Nº 778, que entrou em vigor nesta segunda-feira , 16 de Setembro, tornou facultativo o uso de simulador de direção. Outra mudança que também contribui para a queda do preço é a redução da quantidade de aulas práticas.

Durante o processo de formação para tirar a categoria B da CNH, eram exigidos 25 horas/aulas práticas mínimas, sendo 5h, obrigatoriamente, no simulador. Entretanto, fazer aulas no aparelho passou a ser opcional, com isso, cai o número de horas/aulas obrigatórias, que passará de 25 para 20 horas.

“Tem pessoas que realmente não precisam da antiga carga horária/simulador, entretanto, tem pessoas que não possuem noção de trânsito e o simulador irá auxiliá-lo durante a formação e, é quando entra o papel da autoescola, de aconselhar o melhor a ser feito na situação de cada condutor” explica o presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Mato Grosso do Sul (SindiCFC-MS), Wagner Prado.

Segundo Wagner, o impacto para a população, será positivo, devido à diminuição do valor da CNH. “Haverá uma alteração no sentido financeiro. Devido ao preço não ser tabelado, o valor pode variar de acordo com a autoescola, mas acredito que será em torno de 180 a 250 reais”, ressaltou.

Já sobre o impacto das empresas, o presidente explicou sobre a relação com o simulador. “Os empresários que investiram no simulador, aplicaram um valor significativo, que varia entre 40 e 45 mil reais, entretanto, grande parte das empresas optaram por comodato, o qual alugavam as máquinas e pagavam apenas por aulas executadas, ou seja, como venceu a resolução, podemos estar devolvendo as máquinas”.

Todavia, o presidente do SindiCFC-MS alerta a respeito da possibilidade de o desemprego aumentar, devido à queda do simulador, o que acarretará na dispensa de instrutores. “Dentro do Estado haverá média de 80 a 100 demissões”, pontuou.

Wagner ainda ressalta a importância de uma boa avaliação durante os exames práticos, para garantir um bom desempenho na prova, e também a favor de um trânsito melhor. “Nossa obrigação é formar corretamente o condutor”, finalizou.

Cinquentinha – Para quem pilota as motocicletas, dentro de um ano, o condutor não precisa procurar a autoescola, podendo apenas realizar a prova prática. Caso o condutor reprove neste processo, será necessário sim a execução de todo o processo em uma autoescola.

A partir de setembro de 2020, voltam a ser exigidas as aulas, mas o número vai cair de 20 para 5 horas, sendo uma delas noturna.

No exame prático, o candidato poderá usar seu próprio ciclomotor — desde que o veículo tenha, no máximo, 5 anos de uso.

SIGA-NOS NO Google News