Geral
Retirar Habilitação vai ficar mais barato
Segunda-feira, 16 Setembro de 2019 - 19:09 | Redação
A preparação para retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai ficar mais barata. Isso porque a Resolução do Contran Nº 778, que entrou em vigor nesta segunda-feira , 16 de Setembro, tornou facultativo o uso de simulador de direção. Outra mudança que também contribui para a queda do preço é a redução da quantidade de aulas práticas.
Durante o processo de formação para tirar a categoria B da CNH, eram exigidos 25 horas/aulas práticas mínimas, sendo 5h, obrigatoriamente, no simulador. Entretanto, fazer aulas no aparelho passou a ser opcional, com isso, cai o número de horas/aulas obrigatórias, que passará de 25 para 20 horas.
“Tem pessoas que realmente não precisam da antiga carga horária/simulador, entretanto, tem pessoas que não possuem noção de trânsito e o simulador irá auxiliá-lo durante a formação e, é quando entra o papel da autoescola, de aconselhar o melhor a ser feito na situação de cada condutor” explica o presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Mato Grosso do Sul (SindiCFC-MS), Wagner Prado.
Segundo Wagner, o impacto para a população, será positivo, devido à diminuição do valor da CNH. “Haverá uma alteração no sentido financeiro. Devido ao preço não ser tabelado, o valor pode variar de acordo com a autoescola, mas acredito que será em torno de 180 a 250 reais”, ressaltou.
Já sobre o impacto das empresas, o presidente explicou sobre a relação com o simulador. “Os empresários que investiram no simulador, aplicaram um valor significativo, que varia entre 40 e 45 mil reais, entretanto, grande parte das empresas optaram por comodato, o qual alugavam as máquinas e pagavam apenas por aulas executadas, ou seja, como venceu a resolução, podemos estar devolvendo as máquinas”.
Todavia, o presidente do SindiCFC-MS alerta a respeito da possibilidade de o desemprego aumentar, devido à queda do simulador, o que acarretará na dispensa de instrutores. “Dentro do Estado haverá média de 80 a 100 demissões”, pontuou.
Wagner ainda ressalta a importância de uma boa avaliação durante os exames práticos, para garantir um bom desempenho na prova, e também a favor de um trânsito melhor. “Nossa obrigação é formar corretamente o condutor”, finalizou.
Cinquentinha – Para quem pilota as motocicletas, dentro de um ano, o condutor não precisa procurar a autoescola, podendo apenas realizar a prova prática. Caso o condutor reprove neste processo, será necessário sim a execução de todo o processo em uma autoescola.
A partir de setembro de 2020, voltam a ser exigidas as aulas, mas o número vai cair de 20 para 5 horas, sendo uma delas noturna.
No exame prático, o candidato poderá usar seu próprio ciclomotor — desde que o veículo tenha, no máximo, 5 anos de uso.
Últimas Notícias
- MPT-MS - 19:09 Chapadão do Sul condenado por negligência com segurança do trabalho
- Iguatemi - 18:32 Quatro pessoas presas por furto de caminhão no Paraná
- Justiça - 18:00 Ministro pede explicações sobre escolta de Bolsonaro ao hospital
- MPMS - 17:42 Justiça suspende obras no entorno do Parque dos Poderes na Capital
- UFGD - 17:30 FIT 2025: UFGD disponibiliza catálogo com programação dos espetáculos
- Saúde - 17:13 Lula lembra covid e diz que saúde não tem esquerda ou direita
- Aral Moreira - 16:58 Dupla presa por transportar maconha com destino ao interior de SP
- Ditadura - 16:52 Brasil agradece Argentina por identificar pianista vítima da ditadura
- Mega-Sena - 16:10 Mega-sena acumula e prêmio chega a R$ 25 milhões para a próxima terça
- Educação - 15:52 Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor