Geral
Reflore/MS lança 8ª campanha de prevenção a incêndios por Live
Quarta-feira, 03 Junho de 2020 - 16:59 | Redação
Na próxima sexta-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, às 8h30 (horário de MS), a Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore/MS) e as empresas associadas lançam a “8a Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios”, por meio de uma Live no site www.reflore.com.br/live. Para assistir a Live não é preciso fazer inscrição antes, basta acessar o site.
“´Fogo Mata´ é o tema da nossa oitava campanha que, anualmente, por meio de diversas ações, busca criar uma consciência constante de prevenção, capacitar gradativamente o agronegócio para o combate e educar a sociedade civil sobre as perdas e os danos causados pelos incêndios”, diz Moacir Reis, presidente da Reflore/MS.
"Queimar é crime". A proposta é mostrar o quanto a ação humana ainda é uma das maiores causas dos incêndios e que essas atitudes podem ser penalizadas; os responsáveis podem ser punidos e responder por seus atos. Segundo o artigo 41 da Lei 9.605/98, voltada para crimes ambientais, quem provocar incêndio em mata ou floresta pode ter como pena a reclusão, de dois a quatro anos, e multa. E em caso de crime culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.
“Essa campanha, que está sendo lançada mesmo durante uma pandemia, é essencial para que o trabalho de conscientização tenha continuidade junto às populações urbanas e rurais, e para que haja redução dos riscos causados pelas queimadas. Os incêndios são perigosos e podem trazer graves consequências sociais, ambientais e econômicas”, destaca o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito.
Diante da atual pandemia do coronavírus, pela primeira vez a Associação fará o lançamento de sua tradicional campanha ao vivo via Live, seguindo todos os protocolos de segurança e prevenção. Durante a transmissão serão divulgados dados relacionados aos focos de incêndios nos últimos anos no estado, as consequências que as queimadas têm causado, formas de prevenção e combate e, as ações que estão previstas na campanha deste ano.
Participam da Live: Moacir Reis, presidente da Reflore/MS; Mauricio Saito, presidente do Sistema Famasul; Jaime Verruck, secretário de estado de meio ambiente, desenvolvimento econômico, produção e agricultura familiar do Governo de MS; Joilson Alves do Amaral, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de MS e; um representante do Ibama. Para evitar aglomeração, os participantes farão os discursos em ambientes separados, diretamente de seus locais de trabalho.
Serviço: o lançamento da ‘8a Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios’, acontece nesta sexta-feira (05), às 8h30, por meio de uma Live no site www.reflore.com.br/live. A realização é da Reflore/MS e seus associados: Arborgen, Bandeirante Florestal, Brasilwood, Corus Agroflorestal, Eldorado Brasil, Frigg Florestal, Niobe, Grupo Atallah, Grupo Mutum, Lacan Florestal, Marca 7, Maseal, Novo Oeste, Quilombo Florestal, Ramires Reflortec, Suzano, Trim Florestal, TTG Brasil e Vetorial. Co-realização: Sistema Famasul e Senar/MS. Apoio: Governo do Estado de MS, Corpo de Bombeiros Militar de MS e Ibama. Para denunciar focos de incêndio ligue 193.
Últimas Notícias
- Feminicídio - 09:30 Suspeito de feminicídio em Maracaju nega crime e apresenta outra versão à polícia
- Oportunidades - 09:11 Seleção de estágio em Nova Alvorada do Sul recebe inscrições até dia 27
- Acidente de Trânsito - 08:51 Motociclista é atingido por carro na Capital
- Violência contra mulher - 08:30 Mulher é assassinada em Maracaju
- Oportunidades - 08:10 Abertos cursos gratuitos de auxiliar administrativo e de extensão de cílios
- Maus-tratos - 07:52 Monitora é demitida por agressão a criança
- Católicos - 07:30 Festa dedicada à Padroeira de MS
- Meteorologia - 07:00 Frente fria avança e muda o tempo em MS
- Saúde - 18:18 INCA: doação voluntária de sangue é essencial ao tratamento oncológico
- Desde 2011 - 18:06 Foragido há 14 anos é preso por tentativa de homicídio