Geral
Reflore/MS lança 8ª campanha de prevenção a incêndios por Live
Quarta-feira, 03 Junho de 2020 - 16:59 | Redação
Na próxima sexta-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, às 8h30 (horário de MS), a Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore/MS) e as empresas associadas lançam a “8a Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios”, por meio de uma Live no site www.reflore.com.br/live. Para assistir a Live não é preciso fazer inscrição antes, basta acessar o site.
“´Fogo Mata´ é o tema da nossa oitava campanha que, anualmente, por meio de diversas ações, busca criar uma consciência constante de prevenção, capacitar gradativamente o agronegócio para o combate e educar a sociedade civil sobre as perdas e os danos causados pelos incêndios”, diz Moacir Reis, presidente da Reflore/MS.
"Queimar é crime". A proposta é mostrar o quanto a ação humana ainda é uma das maiores causas dos incêndios e que essas atitudes podem ser penalizadas; os responsáveis podem ser punidos e responder por seus atos. Segundo o artigo 41 da Lei 9.605/98, voltada para crimes ambientais, quem provocar incêndio em mata ou floresta pode ter como pena a reclusão, de dois a quatro anos, e multa. E em caso de crime culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.
“Essa campanha, que está sendo lançada mesmo durante uma pandemia, é essencial para que o trabalho de conscientização tenha continuidade junto às populações urbanas e rurais, e para que haja redução dos riscos causados pelas queimadas. Os incêndios são perigosos e podem trazer graves consequências sociais, ambientais e econômicas”, destaca o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito.
Diante da atual pandemia do coronavírus, pela primeira vez a Associação fará o lançamento de sua tradicional campanha ao vivo via Live, seguindo todos os protocolos de segurança e prevenção. Durante a transmissão serão divulgados dados relacionados aos focos de incêndios nos últimos anos no estado, as consequências que as queimadas têm causado, formas de prevenção e combate e, as ações que estão previstas na campanha deste ano.
Participam da Live: Moacir Reis, presidente da Reflore/MS; Mauricio Saito, presidente do Sistema Famasul; Jaime Verruck, secretário de estado de meio ambiente, desenvolvimento econômico, produção e agricultura familiar do Governo de MS; Joilson Alves do Amaral, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de MS e; um representante do Ibama. Para evitar aglomeração, os participantes farão os discursos em ambientes separados, diretamente de seus locais de trabalho.
Serviço: o lançamento da ‘8a Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios’, acontece nesta sexta-feira (05), às 8h30, por meio de uma Live no site www.reflore.com.br/live. A realização é da Reflore/MS e seus associados: Arborgen, Bandeirante Florestal, Brasilwood, Corus Agroflorestal, Eldorado Brasil, Frigg Florestal, Niobe, Grupo Atallah, Grupo Mutum, Lacan Florestal, Marca 7, Maseal, Novo Oeste, Quilombo Florestal, Ramires Reflortec, Suzano, Trim Florestal, TTG Brasil e Vetorial. Co-realização: Sistema Famasul e Senar/MS. Apoio: Governo do Estado de MS, Corpo de Bombeiros Militar de MS e Ibama. Para denunciar focos de incêndio ligue 193.
Últimas Notícias
- Festa regional - 11:10 Festa do Sereno: público volta a lotar recinto com show de Danilo e Davi
- Oportunidades - 10:30 Mulheres de MS podem se inscrever em 5 mil bolsas em tecnologia
- Corumbá - 10:10 Carreta carregada com 25 mil litros de éter etílico é apreendida
- Eleição em Bandeirantes - 10:00 Eleição suplementar em Bandeirantes será realizada neste domingo
- Rio Verde de Mato Grosso - 09:40 Por homicídio em RS, homem é preso preventivamente em MS
- Infraestrutura - 09:35 Novo trecho de acesso ao Forte Coimbra melhora acesso ao Pantanal
- Preço dos combustíveis - 09:00 Em Campo Grande, preço médio dos combustíveis registra queda em Junho
- Polícia - 08:45 Dois furtos são solucionados e homem é preso em Mundo Novo
- Alerta de golpe - 08:30 Exército emite alerta para golpes
- Combate a homotransfobia - 08:00 Por Alanys, pelo respeito: homotransfobia é crime e gera condenações