Geral
Receita paga nesta 2ª-feira restituição a 84 mil em MS
Esse é o terceiro dos cinco lotes do Imposto de Renda que serão restituídos aos sul-mato-grossenses
Segunda-feira, 31 Julho de 2023 - 09:14 | Victória Bissaco

Nesta segunda-feira, 31 de julho, cerca de 84 mil residentes de Mato Grosso do Sul recebem a restituição do Imposto de Renda. Essa é a terceira das cinco remessas que serão disponibilizadas pela Receita Federal. Ao todo, o valor restituído neste lote ultrapassa R$ 109 milhões.
Em Mato Grosso do Sul, foram 596.568 declarações do Imposto de Renda entregues até 31 de maio. Nos primeiros lotes, os contribuintes que receberão a restituição são grupos que possuem prioridade, como idosos, Pessoas com Deficiência (PcDs) física, mental ou moléstia grave e profissionais cuja renda seja o magistério, isto é, professores.
Segundo informações do Governo Federal, a maior parte informou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usou a declaração pré-preenchida. O primeiro lote de restituição já foi entregue a mais de 53.700 contribuintes de Mato Grosso do Sul e o segundo ultrapassou os 74 mil contemplados.
O pagamento é realizado feito na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração - como no caso de conta desativada - os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Prioridade legal - O restante dos contribuintes tem prioridade legal, sendo 16.536 idosos acima de 80 anos; 95.047 entre 60 e 79 anos; 9.740 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 30.700 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Liberada no último dia 24, a consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no botão Consultar a Restituição. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060