Geral
Receita Federal é pressionada pela demora na liberação de cargas nas alfândegas
Hoje, movimento reivindicatório completa um mês
Quinta-feira, 27 Janeiro de 2022 - 09:55 | Isabela Duarte

Despachantes aduaneiros de Mato Grosso do Sul estão começando a pressionar a Receita Federal em razão da demora na liberação de cargas nas unidades alfandegárias, que se acentuou após o início do movimento reivindicatório dos Auditores-Fiscais do órgão. Nesta quinta-feira, 27 de Dezembro, a ação completa um mês.
Na segunda-feira (24), um grupo de despachantes que atua em Mundo Novo, região de fronteira do Brasil com o Paraguai, esteve reunido com o delegado da Alfândega, Thiago Hering, para discutir a questão.
Os despachantes relataram que reconhecem sobre a diminuição de servidores para atendimento das demandas, e que está ocorrendo uma demora maior na liberação dos caminhões, afetando tanto as importações quanto as exportações.
Eles apontaram que antes o trâmite na Receita demorava somente algumas horas e após o início da conferência os veículos chegam a pernoitar no pátio da unidade, enquanto que outros se obrigam a formar fila na rodovia, esperando a abertura de vagas no local.
Os Auditores-Fiscais explicam que o movimento não é uma ação isolada da unidade, mas faz parte de uma iniciativa nacional de protesto contra o descaso do governo federal com a categoria e com a própria Receita Federal.
Destacam que a classe vem adotando total transparência em suas ações, e que a pauta de reivindicações passa pela autorização do concurso externo para recuperar os quadros e evitar os desvios de função, a recomposição do orçamento da Receita para 2022, que sofreu um corte de R$ 1,2 bilhão, e ainda o cumprimento do acordo de 2016 que previu o pagamento de um bônus de produtividade, compromisso assumido e nunca honrado pelo Governo.
Diante do impasse nas negociações da classe com o governo federal não se vislumbra uma solução a curto prazo se não houver um maior engajamento da própria direção da Receita, e apoio dos despachantes e dos empresários, para chegar a uma solução para o problema.
(Com informações da Assessoria de Imprensa)
Últimas Notícias
- Charge - 06:50 Feminicida era casado há cinco meses e tem histórico de violência
- Homicídio doloso - 19:00 Adolescente é apreendida por assassinar mulher a facadas em Naviraí
- Saúde - 18:39 MPMS apura uso de ambulâncias alugadas e frota nova parada na capital
- Política - 18:18 Moraes autoriza Bolsonaro a receber atendimento médico em casa
- BR-267 - 17:50 Gato-mourisco, espécie rara, é resgatado em fazenda de Nova Andradina
- Violência contra a mulher - 17:32 Feminicida tem histórico de violência
- Despedida - 17:15 Jornalista Thiago Gomes morre aos 63 anos em Campo Grande
- Itaporã - 16:52 Condenada a 31 anos de prisão por matar oficial de justiça aposentado
- Economia - 16:36 Pix Automático torna-se obrigatório a partir desta segunda-feira
- Campanha - 16:01 Ato #JustiçaPorVanessaRicarte marca instalação do Banco Vermelho no MPT