Geral
Queremos retomar demarcações em MS, diz ministra dos Povos Indígenas
Sônia Guajajara visitou área de confronto entre guaranis kaiowás e fazendeiros nesta terça-feira
Terça-feira, 06 Agosto de 2024 - 18:32 | Redação

A ministra dos Povos Indígenas Sônia Guajajara visitou a área de confronto entre guaranis kaiowás e fazendeiros, em Douradina (MS), nesta terça-feira (6). A disputa por terras já deixou feridos na região. Em sua rede social, a ministra lembrou que a terra visitada nesta terça-feira foi alvo de ataques no último fim de semana, com ao menos nove indígenas feridos.
"Estamos trabalhando para que os processos demarcatórios em Mato Grosso do Sul e em todos os estados brasileiros sejam retomados. Não é possível que os indígenas continuem sofrendo com tamanha violência em meio a esses conflitos, com o risco de perderem a própria vida. Queremos garantir a segurança dos povos nos seus territórios", postou.

Conforme a ministra Sônia Guajajara, o objetivo da equipe do ministério é destravar o processo da área, que chegou a ser delimitada pela Funai em 2011, com base em relatório técnico finalizado e publicado pela fundação.
Porém, o processo foi paralisado por uma decisão judicial, a qual está sendo analisada pela equipe de Sônia Guajajara.
Atualmente, homens da Força Nacional fazem a segurança no local. Os representantes do governo federal planejam aumentar o efetivo para evitar novos conflitos na região. A quantidade de viaturas também deverá aumentar.

Últimas Notícias
- Política - 19:09 Motta convoca reunião nesta quarta para debater anistia a golpistas
- Reality show - 18:32 Confira o cronograma da primeira semana de A Fazenda 17
- Acidente aéreo - 18:00 Pecuarista morre em queda de aeronave
- Conferência - 17:50 ALEMS sedia abertura da 7ª Conferência dos Direitos Humanos na quinta
- Política - 17:17 Bolsonaro teve pré-síncope, vômitos e queda de pressão, diz defesa
- Maracaju - 17:00 Homem é preso após manter esposa em cárcere por medo da separação
- Política - 16:40 Jair Bolsonaro passa mal e é levado para hospital em Brasília
- Clima - 16:32 Defesa Civil alerta para calor e tempestades na primavera em Dourados
- Pet - 16:07 Veterinário Francisco propõe criação da Secretaria de Bem-Estar Animal
- Dourados - 15:48 Paciente depreda UPA e agride ciclista