Geral
Proposta permite retirada de órgãos doados em vida
Quinta-feira, 15 Agosto de 2019 - 19:33 | Redação
O Projeto de Lei 3643/19 determina que a família não poderá interferir na retirada de órgãos de uma pessoa com morte cerebral que tenha manifestado em vida a vontade de ser doadora.
O texto, já aprovado pelo Senado, altera a Lei dos Transplantes.
Atualmente, a lei exige autorização de cônjuge ou parente maior de idade, até o segundo grau, para retirada de tecidos, órgãos e partes do corpo de pessoas falecidas para transplantes ou outras finalidades terapêuticas.
O projeto de lei torna explícito que o consentimento familiar só será exigido caso o potencial doador não tiver se manifestado em vida.
A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados. 'Inquestionavelmente, é uma regulação que torna mais fácil a doação de órgãos e que tem a capacidade de melhorar consideravelmente a qualidade de vida daqueles que necessitam de órgãos doados para prorrogar as próprias vidas', argumentou o autor, senador Lasier Martins (PSD-RS).
Para amparar a dispensa de autorização familiar, Lasier Martins invocou a tutela da autonomia da vontade do titular do direito da personalidade, assegurada pelo Código Civil.
Essa figura jurídica implica que a manifestação do doador para a retirada de partes de seu corpo depois da morte é suficiente para que sua vontade seja respeitada sem interferências da família.
A proposta será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.
(Com informações do Dourados Agora)
Últimas Notícias
- Tráfico de drogas - 08:30 PM intercepta 3,6 toneladas de maconha em caminhão em Rio Negro
- Campo Grande - 08:08 Intervenção na Rua Goiás muda trânsito e Agetran orienta desvios
- Esporte - 07:50 4ª Corrida Unimed CG está programada para próximo mês
- Oportunidades - 07:32 Com vagas em MS, Marinha prorroga inscrição para fuzileiro naval
- BR-262 - 07:11 Motorista cochila ao volante e causa acidente
- Economia - 07:00 Comércio pode abrir no feriado
- Charge - 06:15 Hora do jantar
- Eldorado - 18:45 Três presos por violação e necrofilia
- Miranda - 18:18 Jacaré é capturado após ser encontrado em quintal
- Esporte - 17:53 2ª Copa Pantanal de Patinação Artística reúne patinadores na Capital

