Geral
Promotora solicita à Agepen retirada de revista vexatória nos estabelecimentos penais da Capital
Dentre as proibições está o desnudamento total ou parcial da visitante
Domingo, 18 Abril de 2021 - 13:15 | Redação

A titular da 50ª Promotoria de Justiça da Capital, Jiskia Sandri Trentin, recomendou à Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen/MS), que adote providências quanto à vedação da realização de revista vexatória, desumana ou degradante para o controle de ingresso de visitantes nos estabelecimentos prisionais de Campo Grande.
Segundo a promotora, tais medidas são necessárias para evitar situações como a da visitante de um interno, recluso no Instituto Penal de Campo Grande (IPCG), que teria, de acordo com a promotora, sido vítima de humilhações e constrangimentos por agentes penitenciárias de plantão, ao ser acusada de portar drogas em suas partes íntimas, mesmo após ter passado pelos procedimentos de rotina de vistoria.
Conforme Jiskia Sandri Trentin, o MPMS recomenda que a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (AGEPEN/MS) adote providências no sentido de orientação aos servidores penitenciários para se absterem de realizar a revista pessoal de forma vexatória, desumana ou degradante.
Em documento, a representante do Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul ( MPE/MS) fez as seguintes proibições: o desnudamento total ou parcial; a introdução de objetos nas cavidades corporais da pessoa revistada; o uso de cães ou animais farejadores, ainda que treinados para esse fim; e a realização de agachamentos, saltos ou flexões ou a submissão do revistado ao toque íntimo para ingressar em qualquer estabelecimento prisional da Capital.
( Com informações assessoria MPE/MS)
Últimas Notícias
- Saúde - 18:18 INCA: doação voluntária de sangue é essencial ao tratamento oncológico
- Desde 2011 - 18:06 Foragido há 14 anos é preso por tentativa de homicídio
- Análogo a escravidão - 17:50 Fazendeiro indeniza trabalhadores em situação degradante em Bonito
- Alívio - 17:32 Servidores de MS que estavam retidos em Israel desembarcam na Capital
- Política - 17:17 CPI decide na segunda-feira se convoca o dono do Consórcio Guaicurus
- Caarapó - 16:50 Com apoio de helicóptero, caminhonete com agrotóxico é apreendida
- Campo Grande - 16:39 Suspeito de violência doméstica é preso por posse de arma na Capital
- TVMS Record - 16:06 Balanço na Cidade faz a festa em Jardim
- Amplavisão - 15:50 O peso do Senado e das vaias, Morenão, o fim do humor, por Manoel Afonso
- Meio Ambiente - 15:36 Bacia do Rio Formoso, em Bonito, recebe estudo ambiental da UFRJ