Geral
Projeto social tem transformado a vida de adolescentes atráves da Música Popular Brasileira
Formado em musica e artes, Regiss aprendeu dentro de casa o poder transformador da música
Domingo, 28 Abril de 2024 - 07:40 | Ian Netto

Projeto social tem mudado a vida de adolescentes com música popular brasileira. Iniciado há mais de 10 anos, o projeto "Música Popular Brasileira nas Escolas", do professor Regiss Azevedo, tem transformado a vida de alunos de escolas estaduais através da arte. Formado em musica e artes, o Regiss aprendeu dentro de casa o poder transformador da música.
"Meu pai era músico de ouvido, afinava os instrumentos e pedia para eu afinar ouvindo o telefone de fio, ele ouvia de longe e falava "regis isso esta errado ai" conta o músico. Incentivado pela família Regis iniciou a faculdade de música já pensando em lecionar, com paixão pela música, sabia que isso não podia parar em si. "É gratificante quando o pai de algum aluno liga, manda mensagem agradecendo, falando que o comportamento do filho mudou, que acalmou. A musica ajuda e muito, nas notas da escola, tem aluno meu que passou em segundo lugar na federal, é de estufar as costas de orgulho" relata Regiss.
O amor pela música, vem também pelo saudoso Anderson do grupo Molejo que faleceu nesta sexta-feira (26), vítima de um câncer. O projeto já atendeu mais de 700 adolescentes e ajudou na formação social desses jovens que foram impactados com o poder transformador da música. O projeto disponibiliza aulas de violão, cavaquinho, banjo e canto, mas há promessas de expandir.
"Há ideia é que o projeto abranja bem mais que os alunos, mas a família, o pai, o tio, a mãe, porque tem procura, eles também querem fazer parte, querem saber o que tem mudado a vida dos filhos e com isso colocar outros instrumentos, para eles aprenderem a tocar uma banda inteira" conta Régiss.
Atualmente o projeto está presente em duas escolas estaduais. Com uma alta demanda de alunos nas duas instituições, Regis relata a felicidade dos alunos com as aulas de música. "Quando os alunos me veem chegando com os instrumentos amarrados nas costas, com microfone na mão, nossa... é a felicidade deles" relata Regiss. Além do conhecimento com a música, o projeto ajuda no convívio entre os alunos e no desenvolvimento individual de cada aluno.

"O resultado do projeto é a parte social, a questão de trabalhar, perder o medo do palco, o convívio dele na escola, com a família, questão dos alunos é excelente, eles aprendem muito mais com a música" conta.
Para arrecadar fundos para comprar de instrumentos, Regis realiza o "Baile do Regiss" que conta com a participação de alunos durante o evento, se apresentando e colocando em prática tudo que é ensinado nas aulas. O evento foi criado voltado para arrecadar fundos para o investimento no projeto, antes disso, todo custo era retirado do bolso de Regiss e família. A próximo evento já tem data marcada, deve ocorrer no dia 09 de Junho.
Últimas Notícias
- Economia - 14:12 Em 12 meses, economia brasileira acumula 6º maior crescimento do G20
- Tráfico de Drogas - 13:51 Apreensões de drogas em MS crescem 62% em 2025, aponta DOF
- Direitos humanos - 13:36 Conferência debate investimentos para erradicar a pobreza
- Clima - 13:03 Defesa Civil alerta para risco de declínio de temperatura na Capital
- Justiça - 12:50 PF indicia mulher que tentou agredir Flávio Dino durante voo
- Apostadores - 12:19 Concurso 2.909 da Mega não tem acertador e prêmio vai a R$ 33 milhões
- Pantanal - 11:50 Pantanal é destaque em campanha global inédita com a National Geographic
- Saúde Mental - 11:30 Governo de MS expande rede de atendimento psicossocial
- Saúde Pública - 11:10 MS já tem quase 8 mil casos confirmados de dengue neste ano
- Crimes - 11:10 Batalhão de Choque prende trio armado em Campo Grande