Geral
Projeto Memórias do Judiciário nas Escolas chega ao interior de MS
Aos alunos foram apresentados processos históricos da localidade, histórias do século XIX e XX
Sábado, 21 Outubro de 2023 - 09:10 | Gabriel Telê Santana

A semana está sendo de muito trabalho para a equipe do Departamento de Gestão Documental e Memória, do Tribunal de Justiça de MS. Na segunda, os servidores Vitor Augusto de Oliveira Valentim e Danilo Foscaches de Paula estiveram em Paranaíba e palestraram para 75 estudantes do ensino médio da Escola Estadual José Garcia Leal. O evento foi realizado na Associação Empresarial de Paranaíba.
Aos alunos foram apresentados processos históricos da localidade, que retratam a história da região no século XIX e XX. Dentre eles o inventário de Antônio Ferreira de Melo (1843), cujo registro histórico é o mais antigo de Paranaíba e reflete a prática comum da escravidão no Brasil na época, com os escravos sendo tratados como propriedades avaliadas em termos monetários.
Os estudantes puderam ainda conhecer o testamento de José Garcia Leal (1862), pioneiro na região sul do Mato Grosso indiviso e um dos fundadores de Paranaíba, além do que relata a invasão de Paranaíba por bandoleiros (1917), quando bandoleiros invadiram a cidade, atirando contra a polícia e civis, queimando documentos importantes e tentando assassinar o juiz de Direito da cidade.
Na terça, o Departamento recepcionou no TJMS a visita de 19 alunos da Escola Estadual Arlindo de Andrade Gomes. Para estes estudantes o Projeto Memórias do Judiciário nas Escolas foi apresentada nos dias 22 e 23 de agosto, quando tiveram a oportunidade de conhecer processos históricos relevantes, dentre eles o da Bruxa da Sapolândia.
Ressalte-se que ao final da palestra realizada na E. E. Arlindo de Andrade Gomes, o juiz auxiliar da presidência, César Castilho Marques, representando o presidente do TJMS, Des. Sérgio Fernandes Martins, doou à escola painéis que contam resumidamente a vida do primeiro magistrado da capital sul-mato-grossense e dá nome à escola.
O projeto Memórias do Judiciário nas Escolas foi efetivado mediante assinatura de termo de cooperação mútua em junho de 2023, no qual ficou estabelecida a realização de palestras sobre processos com valor histórico a serem ministradas em escolas públicas estaduais de ensino médio, com a exposição dos autos físicos e de totem interativo.
A ação é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED) e a Academia Sul-mato-grossense de Letras (ASL) e visa levar à sociedade, por meio de seus jovens estudantes, a história da justiça sul-mato-grossense.
Últimas Notícias
- Tributos - 18:17 Prefeitura de Dourados alerta para prazo do Refis com 60% de desconto
- Imóvel - 17:42 Correios promovem licitação para alienação de imóvel em Campo Grande
- Negócios - 17:19 Aena revoluciona aeroportos de MS com novos espaços comerciais
- Educação - 16:51 Estudantes do IFMS investigam impacto humano no meio ambiente
- Saúde Pública - 16:17 Três Lagoas inicia mutirão para atualização vacinal no dia 8 de novembro
- Oportunidades - 15:50 Um em cada três reeducandos trabalha dentro ou fora das unidades penais
- Saúde Pública - 15:18 Corumbá passa a oferecer 1.040 consultas de oftalmologia por mês
- Investimentos - 14:45 FCO já destinou R$ 2,38 bilhões de recursos para MS em 2025
- Saúde Pública - 14:17 Reestruturada, Policlínica atende duas mil crianças por mês em Dourados
- Regularização - 13:45 Prazo para contribuinte aderir ao Regulariza Corumbá termina em dezembro

