Geral
Programa do governo capacita jovens para o mercado de trabalho
Quarta-feira, 30 Outubro de 2019 - 14:14 | Redação
Com a proximidade das festas de final de ano e perspectiva de aumento no consumo, o comércio começa a se movimentar para contratação de profissionais temporários. Pensando nisto e na necessidade de inserção do jovem no mercado de trabalho, a Subsecretaria da Juventude, em parceria com a Funtrab e o CIEE – Centro de Integração empresa/escola está realizando uma série de treinamentos para jovens dentro do programa intitulado “Capacita Juventude”.
O primeiro deles foi na área de vendas, destinado para jovens moradores do Bairro Nova Lima. Todas as 30 vagas disponibilizadas foram preenchidas e mais 10 jovens estão na lista de espera para o próximo. De acordo com o subsecretário de políticas publicas para a juventude Ian Leal, que ministrou os quatro dias de aprendizado, os jovens estão sendo os mais impactados neste atual momento da economia, daí a necessidade de capacita-los para enfrentar o mercado de trabalho.
Os alunos deste primeiro treinamento, realizado na Escola Lino Vilachá, aprenderam técnicas de marketing, noções de comportamento em entrevistas de emprego e apresentação pessoal. Para se ter ideia do aproveitamento dos alunos, dos 30 jovens que participaram do treinamento, 10 foram encaminhados à Funtrab e já tiveram a primeira entrevista de emprego, e a jovem Bruna Vassi acaba de conseguir trabalho numa pizzaria.
A iniciativa da subsecretaria também vai levar conhecimento e prática para o interior do Estado. Nesta semana, a cidade de Bodoquena receberá o treinamento na área do turismo, mais especificamente em fotografia e edição de imagem. “Nossos treinamentos são direcionados de acordo com a demanda do município ou da associação do bairro”, explica Leal.
No bairro Pioneiros, por exemplo, a comunidade escolheu o tema “Orçamento doméstico”. As cidades de Santa Rita do Pardo e Paranaíba serão os próximos municípios que receberão treinamento em áreas que ainda serão definidas. “Nossa preocupação é garantir, por meio de políticas públicas, o acesso à direitos como educação, formação política, cultura, esporte, lazer, participação social, acesso à profissionalização, ao trabalho e à renda, garantindo amplo desenvolvimento do jovem como cidadão e sujeito de direitos”, destaca Ian Leal.
Parceiro no projeto de capacitação dos jovens, o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e de fins não econômicos, reconhecida como entidade de assistência social que, por meio de diversos programas, dentre eles o de aprendizagem e o estágio de estudantes, possibilita aos adolescentes e jovens uma formação integral, ingressando-os ao mundo do trabalho.
Últimas Notícias
- Amambai - 18:00 Moto apreendida transportava 25 quilos de skunk
- Saúde - 17:53 Brasil e Paraguai unem forças para fortalecer a saúde nas fronteiras
- Maracaju - 17:35 Veículo furtado de Recife (PE) encontrado com tonelada de drogas
- Saúde - 17:17 Faculdade oferece atendimento nutricional gratuito em Campo Grande
- Oportunidades - 17:05 Abertas 94 vagas para entrevistas sociais
- Polícia - 16:59 Adolescente com carga milionária de drogas
- Limpeza - 16:38 Prefeitura de Três Lagoas revoga Taxa do Lixo
- Meio Ambiente - 16:25 Construções em área de preservação deve passar por ajuste de conduta
- Batayporã - 16:10 Mulher falsificava autorização para retirar cesta básica em CRAS
- Prevenção de golpe - 16:00 OAB lança plataforma de verificação para prevenção de golpes