Geral
Programa ‘Cassems Itinerante’ leva psiquiatria a três municípios
Quinta-feira, 27 Fevereiro de 2020 - 16:39 | Redação
Os municípios de Coxim, Dourados e Nova Andradina recebem atendimento especializado em Psiquiatria com o programa de assistência à saúde “Cassems Itinerante”, neste fim de semana. Criado em 2013, o programa tem como objetivo principal amenizar as dificuldades encontradas pela população do interior do estado no acesso à medicina especializada, nos locais onde esses serviços não estão disponíveis, na Rede Própria ou Credenciada. A viabilização do programa aconteceu após a Caixa dos Servidores perceber a carência de médicos especialistas nestas localidades.
Os atendimentos desta semana são todos com psiquiatras e iniciam-se na sexta-feira (28), em Coxim, com o profissional Leonardo Soares, que também atende no município, no sábado (29). Também no sábado (29), os profissionais Antônio Silva e João Gabriel atendem em Dourados e Nova Andradina, respectivamente.
De acordo com a diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, o sucesso das ações depende da parceria dos profissionais de saúde em aceitar o deslocamento para realizarem os atendimentos no interior. “Nós criamos o cronograma baseado nas necessidades locais, analisando sempre a viabilidade administrativa e também do profissional, dessa forma, montamos o calendário que é divulgado com antecedência para os nossos beneficiários”.
Atendida em Sidrolândia, a beneficiária Orcilene Ajala conta que teve uma experiência positiva. “O atendimento foi bom e eu acho bem bacana ter a possibilidade de consultar com especialista na nossa própria cidade”.
Também atendida em Sidrolândia, Jessica Diolindo levou o filho para se consultar e, assim como boa parte dos atendidos pelo programa, ela destaca a facilidade de ter o atendimento perto de casa. “Eu gostei muito do atendimento, principalmente por que a gente não precisa se deslocar até Campo Grande. É muito cansativo, principalmente para o bebê. Então, o atendimento vir até aqui é muito bom”, pontua.
O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, lembra que a falta ou a má distribuição de médicos, que tem sido tema de debates nacionais, levaram a Caixa dos Servidores a criar o programa. “Nós sabemos o quanto sofremos com a ausência de profissionais em nossas regionais e hospitais. Começamos a criar um grupo de profissionais diferenciados, interessados em caminhar conosco neste atendimento itinerante e que, sobretudo, tenham a esperança de minimizar os problemas de atendimento no interior”, ressalta.
Últimas Notícias
- Educação - 12:17 Prefeitura supera 1 mil chamados em concurso para professores da Reme
- Economia - 11:30 Contas do Governo Central têm melhor Abril em três anos
- Nacional - 11:14 Projeto de venda de remédios em supermercados causa polêmica
- Política - 10:50 Com prazo apertado, Soraya teme esvaziamento da CPI das Bets
- Economia - 10:19 Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre encerrado em abril
- Record TV - 09:09 Elenco do Acerte ou Caia! promete entregar entretenimento neste domingo
- Economia - 08:50 Refis 2025 terá descontos de até 80% nos débitos
- Emprego - 08:15 Capital mantém saldo positivo de empregos
- Campo Grande - 07:19 Figueiras recebem tratamento de saúde noturno
- Novas regras - 18:05 STF julga validade de regras internacionais em sequestro de crianças