Geral
Profissionais e acadêmicos se reuniram em curso de capacitação de futebol em Bataguassu
Quarta-feira, 12 Fevereiro de 2020 - 15:36 | Redação
Município de Bataguassu recebeu, entre os dias 7 e 9 de fevereiro, o curso presencial “Regras de futebol de campo e diretrizes de arbitragem”. A capacitação, promovida pela Unidade Pedagógica e de Formação (UPF) da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), reuniu 95 participantes, entre profissionais e acadêmicos de Educação Física.
As aulas foram ministradas pelo professor de Educação Física e especialista em treinamento esportivo Erlei Pires Dias. Os conteúdos aplicados foram regras oficiais do futebol de campo, mudanças de regras 2019/2020, plano de trabalho dos árbitros, ética e moral na arbitragem, diretrizes e dinâmicas de arbitragem e jogos com arbitragens. Vale lembrar que a International Football Association Board (IFAB), entidade que regulamenta as regras do futebol, oficializou 12 mudanças na modalidade, que passaram a valer em junho de 2019.
Segundo o gerente da UPF/Fundesporte, Domingos Sávio da Costa, a capacitação no segmento desportivo é sempre de suma importância aos profissionais dos municípios, principalmente quando o assunto é futebol. “A arbitragem de futebol é muito necessária devido à quantidade de competições que são desenvolvidas em Mato Grosso do Sul no decorrer do ano e que demanda de profissionais qualificados”.
A professora Karine Odorcik reside em Deodápolis e viajou cerca de 230 quilômetros, aproximadamente três horas, para participar do curso. De acordo com ela, a parceria entre Fundesporte e gestores municipais proporciona qualificação técnica a profissionais de Educação Física do interior do Estado. “Adquiri novos conhecimentos e o mercado de trabalho cada vez mais exige especializações dos profissionais”, afirma.
Para Gregório Arcanjo Gomes, pós-graduado em Educação Física, o curso sobre futebol chegou em boa hora a Bataguassu e região. “Estamos iniciando as atividades esportivas em Bataguassu, principalmente o Campeonato Amador de Futebol do município. Com esta reciclagem, oportunidades foram criadas para que os árbitros renovassem seus conhecimentos e para que surjam novos profissionais da arbitragem, principalmente os acadêmicos de Educação Física que participaram do curso”.
Além de partícipes de Bataguassu, compareceram às aulas estudantes e professores das cidades de Brasilândia, Angélica, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo, Batayporã e também do Oeste paulista, como Presidente Epitácio (SP).
Os participantes que tiveram frequência de 75% podem emitir o certificado com carga horária de 15 horas/aula, por meio da plataforma online de cursos, disponibilizada pela parceria entre Fundesporte e Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov).
Últimas Notícias
- Maracaju - 10:10 Mulher morta às margens de córrego pode ter sido estuprada
- Educação - 09:50 Dourados abre edital para 3 mil vagas em escolas conveniadas em 2026
- Habitação - 09:32 Audiência pública discute impacto de residencial no bairro Rita Vieira
- Cultura - 09:05 Cia de Brincantes promove brincadeiras e contação de histórias
- Ministério do Trabalho - 08:47 Novas regras do saque-aniversário do FGTS entram em vigor neste sábado
- Record TV - 08:32 Tom Cavalcante escala famosos para o Acerte ou Caia! deste domingo
- Trabalhador - 08:05 Funsat mantém atendimento e leva programa de empregabilidade ao “Todos em Ação”
- Aparecida do Taboado - 07:50 De tornozeleira, preso por furto à creche leva TV e troca por crack
- Oportunidades - 07:32 Prazo para inscrição em programa de estágio na Suzano termina no domingo
- Polícia Militar Ambiental - 07:00 Inicia fiscalização durante o período da Piracema que segue até 2026

