Geral
Professores são capacitados para atuar no Senso Escolar
Segunda-feira, 10 Junho de 2019 - 17:38 | Redação
Diretores e secretários de escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) participaram nesta segunda-feira (10), no auditório do Centro de Formação Lúdio Martins Coelho, de uma formação para utilizar o sistema do Censo Escolar 2019.
A ação é o principal instrumento de coleta de informação da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. O sistema é orientado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
O Censo escolar é utilizado todos os anos para fazer levantamento de dados que são utilizados como referência para a formulação de políticas públicas e para execução de programas na área de educação.
A coordenação do sistema é feito pelo INEP e a Semed realiza em regime de colaboração com participação de todas as escolas públicas e privadas do país, servindo de base para os repasses de verbas do governo federal.
Na Rede Municipal a formação será feita em duas etapas. A primeira neste momento com a matrícula inicial e todas as informações que serão coletadas e segunda somente no final do ano, que será o movimento e o rendimento.
A Gerente de Informações Gerenciais da Semed, Delfina Melgarejo, falou sobre a importância da formação. “O treinamento é importante porque houve mudanças no sistema, foram acrescentadas informações e mudaram alguns conceitos que já havíamos tendo como claro há muito tempo atrás”, disse.
A gerente explicou que a coleta de informações oferece respaldo para a política brasileira de dados. Com o quantitativo relacionado pelas pesquisas do Censo é aplicado o plano do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e outros trabalhos que o governo federal propõe.
Para esse treinamento participaram mais de 400 servidores da Rede Municipal de Ensino, incluindo diretores, diretores-adjuntos e secretários. No período matutino, participaram os servidores das EMEIs e no período da tarde, as unidades de Ensino Fundamental.
Para a diretora da EMEI Georgina Ramires da Silva, localizada na Vila Santo Eugenio, Lucinéia Rios Ossuna, onde estudam 218 crianças, a formação é importante para a comunidade escolar.
“Eu achei de grande relevância, inclusive pela mudança e alteração de sistema e também para reforçar juntamente a comunidade qual a importância do Censo, para nós como escola”, pontuou.
A secretária escolar da EMEI, Michel Scaff, localizada no bairro Jardim Columbia, Fernanda Machado da Silva, que trabalha há um ano e meio da unidade, participou da formação. Na escola há 150 crianças matriculadas, do grupo I ao grupo III.
“Muito boa a formação, agrega conhecimentos. Teve novas mudanças. É a primeira vez que faço essa formação. Temos que sempre estar atualizando o sistema. Esse treinamento facilita o entendimento do sistema”, afirmou.
Dados - Os dados sobre os números de representação da Rede Municipal de Educação podem ser obtidos através de pesquisa no próprio portal do INEP, por meio do endereço eletrônico, http://portal.inep.gov.br/web/guest/censo-escolar.
Últimas Notícias
- Cultura - 19:00 Capital recebe circuito de shows musicais e mostra de arte visual
- Corumbá - 18:45 Bombeiros usam técnica especial para resgatar criança ferida em acidente
- Viagem - 18:18 Comitiva de MS retida em Israel aguarda decisão sobre retorno
- "Doe o Melhor de Você: Doe Vida" - 17:50 Campanha de doação de sangue chega ao comando da PMMS
- Educação - 17:00 Acesso à educação avança no Brasil, mas sem atingir maioria das metas
- Patrulha Maria da Penha - 16:49 MPMS reforça combate à violência doméstica em Dourados
- Economia - 16:00 Nova MP deve reforçar arrecadação em R$ 10,5 bilhões neste ano
- Bets - 15:52 Seis em cada dez apostadores usaram bets ilegais este ano
- TJMS - 15:40 Corregedoria lança projeto que valoriza atendimento à população idosa
- Pedidos de refúgio - 15:00 Brasil registra mais de 68 mil pedidos de refúgio em 2024