Geral
Produção de cana atinge 46,4 milhões de toneladas em MS
Quarta-feira, 30 Janeiro de 2019 - 15:38 | Redação
Já na reta final da safra 2018/2019, a moagem de cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul alcançou 46,4 milhões de toneladas. O volume registrado até 15 de janeiro é 6% maior com relação ao mesmo período da safra anterior.
Com encerramento oficial da safra no mês de março, a expectativa é atingir em breve o mesmo volume de cana processada na safra passada que foi de 46,9 milhões de toneladas. “Nesse momento estamos a 500 mil toneladas do total de cana processada na safra anterior. Acredito que será possível atingir o mesmo volume, já que em Mato Grosso do Sul, diferente dos outros estados, temos usinas operando até 31 de março”, afirma o presidente da Biosul, Roberto Hollanda Filho.
Na segunda quinzena de janeiro, duas das 19 usinas permanecerão moendo no Estado, momento em que a maioria dos Estados produtores do Centro Sul já encerraram a safra atual.
Etanol e Açúcar - A produção de etanol hidratado atingiu 2,3 bilhões de litros, volume 45% maior com relação ao mesmo período do ano anterior. Por outro lado, a produção do etanol anidro segue com queda de 9% com a produção de 766 milhões de litros, 76 mil litros a menos que no ciclo anterior. No total, o Estado produziu mais de 3,1 bilhões de litros de etanol, volume recorde de produção.
De acordo com o acompanhamento da Biosul, a produção de açúcar permanece em baixa, com recuo de 35%. No período acumulado, foram produzidas 933 mil toneladas, enquanto que no mesmo período da safra anterior a produção foi de 1,4 milhão de toneladas.
O mix de produção se mantém no período com 84% da cana destinada a etanol e 16% a açúcar.
ATR - No período acumulado da safra, a quantidade de concentração de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de cana foi de 134,13 kg, 2,7% acima do registro na safra passada.
Biosul - A Biosul – Associação de Produtores de Bioenergia de Mato grosso do Sul - é a entidade que representa a indústria sucroenergética do Estado. Foi criada em 2008, com perfil voltado para o associativismo, substituindo a estrutura sindical formada pelo Sindal-MS, Sindaçúcar-MS e Sinergia-MS (Sindicatos das Indústrias de Fabricantes de Álcool, de Açúcar e de Geração de Energia Elétrica de Pequeno e Médio Porte). Atualmente, todas as usinas em operação em Mato Grosso do Sul estão associadas à Biosul.
Últimas Notícias
- Educação - 14:04 Menos de 40% dos alunos valorizam professor, revela pesquisa
- Arte - 13:50 UFGD divulga catálogo com programação e sinopse dos espetáculos teatrais
- Oportunidades - 13:32 Eldorado Brasil abre 65 vagas para o Programa Jovem Aprendiz em MS
- Interior - 13:14 MP investiga falhas no abastecimento de água em loteamento rural de Terenos
- Paraíso das águas - 12:54 MPMS acompanha implementação da tarifa social em Paraíso das Águas
- Justiça - 12:36 STF valida alta programada e fim automático de auxílio-doença do INSS
- UFGD - 11:52 UFGD promove webinar sobre Primeiros Socorros Psicológicos
- Dourados - 11:30 UEMS promove 1º Seminário de Educação Inclusiva entre 16 e 18 de Setembro
- Meio Ambiente - 11:09 BNDES lança edital voltado para recuperação da floresta amazônia
- Casa própria - 10:50 MS moradia chega a Capital em outubro