• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
CUIDADO!

Procon alerta para golpes envolvendo aumento de Score de Crédito

Os golpistas se apresentam como funcionários de empresas credenciadas

(Foto: Divulgação)

O Score de Crédito é uma pontuação que pessoas físicas e empresas possuem, e que demonstra qual é a reputação financeira delas, essa nota que varia de 0 a 1.000 pontos. Sendo a principal ferramenta que auxilia bancos e financeiras na liberação de créditos em geral. Através do Score, as instituições financeiras acessam e analisam a credibilidade de uma pessoa ou empresa e decidem se fornecem, estendem ou negam uma linha de crédito ou uma venda parcelada.

Desse modo o score baixo pode ser um entrave àqueles que necessitam de crédito, sendo que esta pontuação só aumenta ao longo do tempo, a partir de um comportamento financeiro positivo. A partir disso, os golpistas se apresentam nas redes sociais como capazes de aumentar a pontuação de consumidores no score do Serasa mediante pagamento.

Esses golpistas se apresentam como funcionários de empresas credenciadas por bancos, ou até mesmo pelo próprio Serasa, e começam a cobrar valores para o aumento da pontuação do consumidor. Essas cobranças são realizadas por diversas vezes, com o pretexto de que tais valores serão destinados ao pagamento de impostos junto a Receita Federal e outras taxas de liberação.

Ocorre que referido imposto chamado supostamente de “IVSC – Imposto Verificador de Score Concretizado” inexiste na legislação e já foi inclusive noticiado pelas autoridades competentes como fraude. Sendo importante reforçar que a Serasa adverte que não existe fórmula mágica para aumentar o score rapidamente. Desse modo o consumidor precisa ficar atento ao utilizar a internet e sempre desconfiar de pessoas que prometem resultados rápidos para questões complexas. Lembrando que apenas o próprio consumidor pode aumentar seu score, pois a nota é baseada num conjunto de informações sobre o seu comportamento de crédito. Em caso de dúvida, a orientação é de que o consumidor procure a ACEPP ou o Procon.

Vítima

Esta semana mesmo divulgamos um caso de uma vítima do estado que caiu nesse tipo de golpe.

Um homem de 27 anos, caiu em um golpe na internet onde perdeu a quantia de R$ 350, ao tentar aumentar o score do cartão de crédito. A vítima é morador de Dourados e procurou a Delegacia para registrar a ocorrência nesta segunda-feira (04).

Conforme consta no boletim de ocorrência, para aumentar a pontuação, score, do cartão de crédito buscou na internet sites que prometiam aumentar essa pontuação, mediante pagamento. Quando encontrou um site que automaticamente o encaminhou para contato via WhatsApp, sendo atendido por alguém que se identificou como Rodrigo.

Este, por sua vez, prometeu que com o pagamento do valor de R$ 350,52 subiria o score do cartão da vítima para 830 pontos até duas horas após o pagamento, que foi realizado através da ferramenta PIX em nome de uma mulher identificada como Sandra.

Após o prazo estipulado a vítima percebeu que não houve mudança no score, ele tentou falar com o responsável pela negociação, entretanto não obteve mais respostas.

Diante dos fatos ele informou os dados à Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário, Depac, de Dourados, onde registrou ocorrência de estelionato.

Veja Também