Geral
Primeira Copa Estadual Quilombola de futebol society será neste sábado
O evento reunirá mais de 200 atletas no Estoril de Campo Grande (MS)
Quinta-feira, 12 Setembro de 2024 - 10:30 | Mariana Anunciação

Com mais de 200 atletas de diversas comunidades quilombolas de Mato Grosso do Sul, neste sábado (14), será realizada a 1ª Copa Estadual Quilombola, o torneio de Futebol Society. O evento conta com a participação de oito equipes, e os jogos terão início às 8h, no Clube Estoril, localizado na Rua Silvina Tomé Veríssimo, 20, no Jardim Autonomista, Campo Grande (MS).
Na categoria feminina, as equipes participantes são Furnas de Boa Sorte (Corguinho) e Tia Eva (Campo Grande). Já no masculino, disputam Arqterc (Terenos), Furnas do Dionísio (Jaraguari), Furnas dos Baianos (Aquidauana), Ourolândia (Rio Negro), Furnas de Boa Sorte (Corguinho) e Tia Eva (Campo Grande).
A competição estadual também servirá como seletiva para a 1ª fase da Copa Nacional Quilombola. As equipes campeãs de Mato Grosso do Sul enfrentarão os times vencedores de Goiás e Mato Grosso na abertura da Copa Nacional, marcada para o dia 26 de outubro de 2024. A fase final do torneio nacional será realizada no Rio de Janeiro, em dezembro de 2024.
Promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), a Copa Nacional Quilombola é uma iniciativa em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, a CBF, a CONAQ, a organização Uma Gota no Oceano e 18 estados brasileiros. A competição contará com cerca de 48 equipes, nas categorias masculino e feminino.
O diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, destacou o orgulho de realizar um evento pioneiro. Para o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, a realização do evento representa uma oportunidade única.
"Estamos muito felizes em celebrar a 1ª Copa Quilombola em Mato Grosso do Sul. Este evento é um marco para o esporte e para a valorização das comunidades quilombolas do estado. É uma forma de promover inclusão social e reconhecer o legado cultural e histórico dessas comunidades, que tanto contribuem para a diversidade do nosso Estado", salientou, o secretário.
Com informações da Comunicação Setesc
Últimas Notícias
- Campo Grande - 17:27 Invasão alerta para usuários de drogas
- Economia - 17:00 Frigoríficos de MS suspendem produção de carnes para os EUA
- Nacional - 16:50 Aposentados têm até dia 21 para aderir ao plano de devolução
- O perigo mora ao lado - 16:25 Preso vizinho que esfaqueou e matou idoso
- Investigação - 16:16 MPMS apura desmatamentos ilegais em áreas da Mata Atlântica
- Educação - 15:50 MS inspira MT em práticas de educação profissional e programa de aprendizagem
- Saúde - 15:39 Pesquisadores criam prótese com antibiótico para tratar infecções
- Corumbá - 15:15 Passageiro foge durante revista policial e deixa maconha pra trás
- Primo Oculto - 14:50 Operação combate o tráfico de drogas e organização criminosa
- Corumbá - 14:35 Defensoria aponta falha e garante suspensão de descontos de aposentado