Geral
Prefeitura intensifica limpeza de córregos
A meta é evitar novos episódios de transbordamento, especialmente em casos de temporais mais intensos
Domingo, 03 Agosto de 2025 - 07:00 | Redação

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), deu início a uma série de ações preventivas durante o período de estiagem, com o objetivo de preparar a cidade para o retorno das chuvas. Um dos principais focos é o córrego Prosa, onde três caminhões e uma retroescavadeira atuam na limpeza e desobstrução do canal no trecho compreendido entre a Rua Paulo Coelho Machado, Avenida Professor Luís Alexandre de Oliveira, Rua Príncipe Ranier e Avenida Afonso Pena. A meta é evitar novos episódios de transbordamento, especialmente em casos de temporais mais intensos.
Esse trabalho segue o mesmo planejamento adotado no ano passado, quando em março as equipes da Sisep realizaram a limpeza da mesma região, próxima ao Shopping Campo Grande. O canal do córrego Prosa não recebia esse tipo de intervenção há muitos anos, e a falta de manutenção resultava em frequentes alagamentos e transtornos.
Desde o fim de 2023, no entanto, a região não registra mais problemas de transbordamento e acúmulo de água, graças a um conjunto de medidas estratégicas. Entre elas, destaca-se a ativação da bacia de amortecimento do córrego Reveilleau, localizada na Avenida Mato Grosso com a Avenida Hiroshima, além da manutenção contínua do canal do córrego Prosa.
A bacia de amortecimento do Reveilleau é a primeira de Campo Grande construída com o sistema gabião e foi projetada para controlar o fluxo das águas pluviais que descem em direção aos lagos do Parque das Nações Indígenas. A estrutura recebe as águas vindas de bairros como Carandá Bosque, Mata do Jacinto, Danúbio Azul e Vila Nascente. Com quatro metros de altura e capacidade para reter até 40 metros cúbicos de água da chuva, a bacia tem desempenhado um papel crucial na prevenção de alagamentos.
Além das intervenções nos córregos, a Sisep atua em outras frentes: realiza cortes e podas de árvores com risco de queda ou obstrução das vias públicas, e promove a limpeza e manutenção das bocas de lobo — medidas essenciais para garantir o escoamento eficiente das águas pluviais.
Outra intervenção importante foi realizada no córrego Imbirussu, na região do bairro Zé Pereira. Em fevereiro de 2024, a Sisep executou o desassoreamento de um trecho de 314 metros do canal. Antes da obra, o assoreamento deixava o leito do córrego praticamente no mesmo nível da Avenida José Barbosa Rodrigues, fazendo com que a água se espalhasse pela via em dias de chuva, gerando transtornos e bloqueios no tráfego de veículos. A solução veio com a desobstrução do canal, que passou a ter três metros de largura e dois metros e meio de profundidade. Desde então, não houve mais registro de alagamentos na área.
Últimas Notícias
- Lisístrata - 08:00 Adaptação de comédia grega será apresentada em Três Lagoas no dia 8
- Economia - 07:50 Vagas na área de educação fazem o desemprego ser o menor já registrado
- Limpeza - 07:00 Prefeitura intensifica limpeza de córregos
- Infraestrutura - 18:12 Governo de MS investe em educação e infraestrutura em Ribas do Rio Pardo
- Saúde - 17:55 Pacientes com hemofilia têm dificuldade com medicação, mostra pesquisa
- Ciência - 17:37 Ferramenta de IA pode otimizar diagnóstico de enfisema e câncer
- Direitos Humanos - 17:15 Agosto Lilás dedica mês ao combate à violência contra a mulher
- Economia - 16:55 Nível de emprego resiste a impacto do juro alto, dizem especialistas
- Meio ambiente - 16:35 Calor, acidez das águas e pouco alimento ameaçam ecossistemas marinhos
- Economia - 16:15 Tarifaço exclui 44,6% das exportações do Brasil para EUA, informa Mdic