Geral
Prefeitura inicia busca ativa para aumentar cobertura vacinal
Busca ativa acontece em escolas, instituições públicas e privadas, além de locais com grande circulação e concentração de pessoas, como shoppings e supermercados
Segunda-feira, 19 Junho de 2023 - 18:27 | Redação

A procura pela vacina contra a gripe tem sido baixa na Capital e como estratégia para garantir o acesso e aumentar a cobertura vacinal, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), tem realizado desde o início do mês o trabalho de busca ativa em escolas, instituições públicas e privadas, além de locais com grande circulação e concentração de pessoas, como shoppings e supermercados.
Somente na última semana, as equipes da Sesau estiveram em oito escolas municipais, duas empresas de grande porte da área de logística, na Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), Agência Municipal de Trânsito (AGETRAN), no Ministério Público Estadual (MPE) e na sede do Batalhão de Choque da Polícia Militar. Ao todo, foram mais de 1 mil pessoas vacinadas.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Sandro Benites, destacou que ao vacinar o maior número possível de pessoas, criamos uma barreira de imunidade na comunidade, dificultando a propagação de agentes infecciosos e protegendo aqueles que não podem receber a vacina, como bebês muito pequenos ou pessoas com sistemas imunológicos comprometidos. ”Através da busca ativa, podemos garantir que todos tenham acesso igualitário às vacinas e que as coberturas vacinais sejam alcançadas, fortalecendo assim a proteção individual e coletiva”.
A vacina contra a gripe está liberada para todas as pessoas maiores de seis meses e disponíveis em mais de 70 unidades básicas e de saúde da família. Oficialmente, a campanha nacional de imunização contra a doença terminou no dia 31 de maio.
De 01 de janeiro a 19 de junho de 2023, foram notificados 1.736 casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs). No mesmo período, foram 157 óbitos registrados em Campo Grande. Em todo o ano passado, as doenças acometeram mais de 6,9 mil pessoas.
A maior taxa percentual de cobertura está entre os adolescentes em medidas socioeducativas, com 47,89%. No quantitativo, os idosos com 60 anos ou mais permanecem entre os que mais se vacinaram. De acordo com o relatório, aproximadamente 62,7 mil foram vacinados , sendo 46,57% do público de 134.732 pessoas nesta faixa-etária.
Na última campanha a cobertura foi muito abaixo do recomendado, que é de pelo menos 90% para cada um dos públicos. Em 2022, apenas 43,4% de todo o público-alvo buscou pela vacinação.
A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades de saúde da Capital protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, sendo eficaz contra as três formas diferentes de gripe.
(Informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Campo Grande/MS)
Últimas Notícias
- Ponta Porã - 19:00 Com itens de contrabando, 24 veículos são apreendidos em operação
- Boliviano transportava droga - 18:45 Cães farejadores encontram mais de 5 kg de cocaína em Corumbá
- Tráfico de drogas - 18:00 Mais de 100 kg de pasta base apreendidas e dupla é presa em flagrante
- Tráfico de drogas - 17:40 Caminhão com mais de 5 toneladas de maconha é apreendido
- Política - 17:24 Audiência tensa tem choro na CPI do Transporte
- Oportunidades - 17:19 Emprega CG realiza ação no Aero Rancho
- Capacitações - 17:15 MS intensifica combate à hanseníase com capacitação na Atenção Primária
- Economia - 17:02 Caixa começa a pagar Bolsa Família de junho
- Corumbá - 16:50 Motorista é indiciado após investigação do acidente na BR-262
- Segurança - 16:25 Governo divulga nota sobre os servidores de MS retidos em Israel