• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Prefeitura de Dourados amplia acesso a métodos contraceptivos

Mutirão oferece inserção de DIU e Implanom e atualização de vacinas em quatro unidades de saúde Dourados

Terça-feira, 30 Setembro de 2025 - 16:50 | Welyson Lucas


Prefeitura de Dourados amplia acesso a métodos contraceptivos
(Foto: A. Frota)

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado (20) uma ação especial em quatro unidades de atenção primária, Jóquei Clube, Parque do Lago II, Maracanã e Ildefonso, visando ampliar o acesso a métodos contraceptivos de longa duração, como o DIU e o Implanom. Ao todo, foram disponibilizadas 60 vagas para inserção dos dispositivos.

Durante o mutirão, as unidades do Jóquei Clube e do Parque do Lago II também mantiveram suas salas de vacina abertas, permitindo à população atualizar o cartão vacinal de toda a família.

Entre janeiro e junho de 2025, as unidades de atenção primária do município realizaram a inserção de 516 DIUs. Até 2023, a maioria desses procedimentos era feita na Clínica de Atendimento à Mulher (CAM) e em hospitais, exigindo deslocamento maior das pacientes. Desde o ano passado, a rede de atenção primária passou a concentrar a maioria das inserções, aproximando os serviços da comunidade. No total, foram contabilizados mais de 2.500 procedimentos de DIU e Implanom em 2024.

O médico de família Cristiano Hamilton Nazareth Almeida, coordenador do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, destacou que ações como esta reforçam o compromisso da Prefeitura em garantir acesso integral à saúde da mulher e fortalecer o planejamento familiar. “Mulheres interessadas devem procurar a equipe de saúde da família de referência. Esses métodos têm alta eficácia, com taxas de sucesso superiores a 99% e baixo risco de falha, mas dependem da escolha individual e do acompanhamento de um ginecologista”, explicou.

A Secretaria Municipal de Saúde lembra que a inserção de DIU e Implanom deve ser previamente agendada nas Unidades Básicas de Saúde

SIGA-NOS NO Google News