Geral
Prefeitura de Bonito reforça que lei permite multar dono de terreno sujo
O valor será calculando a área total do terreno e o tipo de serviço realizado
Segunda-feira, 22 Janeiro de 2024 - 10:55 | Gabriel Telê Santana

A Prefeitura de Bonito, reforça mais uma vez que está autorizada a entrar e realizar a limpeza de imóveis ou terrenos baldios que, após notificação, não sejam devidamente limpos e coloquem em risco a saúde pública. A medida está prevista na Lei 1.677 de 4 de abril de 2023.
Conforme o documento, é responsabilidade do proprietário manter seus bens limpos, eliminando o acumulo de mato, detritos, água estagnada, bem como qualquer outro dejeto prejudicial à saúde pública. Portanto os donos de terrenos baldios, imóveis com obras inacabadas, terrenos desabitados ou unidades imobiliárias habitadas que não respeitarem a determinação, serão notificados e caso não realizem a limpeza, multados em 100 UFIM (Unidade Fiscal Municipal).
Também após o período da notificação, o imóvel que não teve a limpeza realizada pelo proprietário, poderá ser limpo pelo município, como o valor do serviço cobrado diretamente no CPF do titular do imóvel.
O valor será calculando a área total do terreno e o tipo de serviço realizado, variando entre 60 e 400 UFIM. Atualmente 1 UFIM equivale R$ 8,66.
No caso da multa, o proprietário tem até 15 dias para pagar, sob pena de o débito ser inscrito na Dívida Ativa Municipal. E em relação ao serviço de limpeza, caso seja realizado pelo município, o titular do imóvel tem até 30 dias para realizar o pagamento.
Confira a lei detalhada aqui.
Últimas Notícias
- Clima - 13:43 Inverno chega nesta sexta-feira e MS poderá ter geadas
- Economia - 13:32 Rendimento médio dos brasileiros chega a R$ 3.270, aponta Dieese
- Enem 2025 - 13:00 Prazo para pagar taxa do Enem 2025 é prorrogado até 27 de Junho
- MPMS - 12:53 MPMS articula para regularizar repasses a entidades assistenciais
- Investigação - 12:30 Corpo com sinais de estrangulamento é encontrado em comunidade indígena
- Operação Meio Ambiente Seguro - 12:13 PMA encerra a operação após 30 dias de atuação contínua e intensiva
- Nova Andradina - 11:50 Carreta pega fogo na rodovia MS-134
- Brechó - 11:33 Evento de moda circular toma conta do Parque Tarsila neste sábado
- Tentativa de Homicídio - 11:12 Peão é esfaqueado por colega em fazenda no interior de MS
- Interior - 10:50 Polícia investiga denúncia de assédio e agressão entre vizinhos em Rio Brilhante