Geral
Prefeita reforça necessidade de famílias recomeçarem em novas áreas
Moradores serão realocados em quatro áreas num raio de 3 km da comunidade que está em uma APP
Quinta-feira, 23 Novembro de 2023 - 15:51 | Redação

A prefeita de Campo Grande (MS) Adriane Lopes, acompanhada da equipe, fez nova visita às famílias da Comunidade do Mandela, atingidas por incêndio que devastou barracos na quinta-feira passada, dia 16. No local, ela reforçou o compromisso de finalizar o processo de regularização fundiária a todas as famílias do local.
Nesta semana, o Poder Executivo definiu quatro áreas num raio de 3 km próximo à Comunidade. Ao todo serão 38 famílias alocadas no Bairro José Tavares, 33 no Iguatemi 1, 30 famílias no Iguatemi 2 e mais 32 famílias no Bairro Talismã, garantindo a dignidade com regularização fundiária imediata a 133 famílias da Comunidade.

“Nossas equipes não saíram daqui e continuamos o atendimento. Mas a urgência maior era definir os locais que as famílias serão realocadas. Passamos o final de semana e todos esses dias estudando com nossa equipe técnica e com nossos parceiros, a exemplo da Câmara, as melhores áreas para levarmos as famílias. Nós vamos levar vocês para áreas que tenham infraestrutura, asfalto, esgoto, escola, CRAS e unidade de saúde”, declarou a prefeita.
A Prefeitura reiterou que pretende alocar essas pessoas em áreas que atendem os critérios técnicos, jurídicos com toda infraestrutura garantida como rede de esgoto, drenagem e asfalto, além de escolas, Cras e posto de saúde.
“Queremos nossas crianças na escola, e por isso também vamos alocar as famílias que já possuem os filhos matriculados na escola integral na região próxima ao Mandela numa área mais próxima. Essas áreas foram definidas em um raio de 3 quilômetros do Mandela, pois aqui é Área de Preservação Permanente, há uma mata fechada e um córrego, por isso a necessidade de recomeçar em novas áreas.”

Dentre essas, 133 famílias, que já possuem todos os documentos em ordem devido ao processo de regularização fundiária iniciado no ano passado, serão encaminhadas para seus lotes de imediato, sendo que 100 já estão com recurso garantido para construção imediata e 33 receberão kit construção.
Representantes das Concessionárias de energia elétrica e água também se comprometerem a dar celeridade na garantia dos direitos nas novas habitações. Estima-se um prazo de aproximadamente 10 dias para a divisão dos lotes e a instalação de água e energia elétrica na região.
A partir desse momento, as famílias cadastradas e regularizadas receberão o benefício Credihabita, que visa conceder financiamento para aquisição de materiais de construção, bem como assistência técnica destinada à construção, ampliação, reforma e regularização edilícia de unidades habitacionais.

Últimas Notícias
- Economia - 18:08 Fazenda reduz projeção da inflação de 4,9% para 4,8% este ano
- Saúde - 17:35 Governo institui dias de prevenção ao suicídio e à automutilação
- Saúde - 17:19 Primeira etapa do Hospital Regional de Dourados será entregue no dia 29
- Poder Judiciário - 16:55 TJMS forma Facilitadores de Justiça Restaurativa para atuação em escolas
- Oportunidades - 16:32 IFMS abre seleção para reingresso em cursos de especialização
- Sustentabilidade - 16:06 Suinocultura do MS foca na sustentabilidade e debate futuro do setor
- Nacional - 15:55 Prazo para envio de propostas de combate à corrupção vai até dia 30
- Meio Ambiente - 15:39 Aberto período para contribuições de impacto de vizinhança na Capital
- Moda - 15:17 Fashion designer transforma a história de MS em tabuleiro vivo
- Captura - 14:50 Lobo-guará é visto "dando um passeio"