• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Prefeita convoca nova reunião sobre transporte público para sexta-feira

Empresas de transporte alegam crise financeira e fazem reivindicações ao Poder Público

Terça-feira, 21 Junho de 2022 - 17:51 | Redação


Prefeita convoca nova reunião sobre transporte público para sexta-feira
Reunião durou quase três horas e terminou sem acordo (Foto: Luiz Alberto)

A prefeita de Campo Grande (MS) Adriane Lopes convocou nova reunião na sexta-feira, 24, para discutir os problemas do transporte público. O encontro da tarde desta terça-feira, 21, terminou sem qualquer medida prática a ser apresentada, por isso, será feita a nova rodada de negociação.  

Na manhã desta terça-feira, os motoristas cruzaram os braços deixando a cidade sem ônibus. Segundo a prefeita, a reunião de hoje já estava marcada para discutir reivindicações do Consórcio Guaicurus, mas a paralisação também foi debatida.

“Na verdade, esse não é um problema da prefeitura que está em dia com o repasse de recursos, mas sim das empresas de ônibus com seus servidores”, explicou.

Os motoristas paralisaram devido ao não pagamento do vale para os trabalhadores, que deveria ter sido depositado na segunda-feira, dia 20. O Consórcio Guaicurus alega que não pode pagar, pois está passando por crise financeira. Logo, a prefeitura estuda formas de ajudar o consórcio a se equilibrar financeiramente.

Prefeita convoca nova reunião sobre transporte público para sexta-feira
(Foto: Luiz Alberto)

Na reunião desta terça-feira, representantes da Câmara Municipal, Ministério Público e outros entes participaram. O encontro a portas fechadas durou quase três horas.

Para a próxima sexta-feira, Adriane Lopes pretende que o governo do Estado também esteja presente, visto que estudantes das escolas estaduais também têm gratuidade nos ônibus.

Durante a reunião, o Consórcio colocou na mesa várias reivindicações e reclamou, inclusive, do aumento no valor do diesel, em 15%, que estaria impactando nos custos das empresas.

A possibilidade de aumentar o valor da tarifa, hoje em R$ 4,40, também está sendo defendida pelos empresários do transporte.

Vale mencionar que o Tribunal Regional do Trabalho, TRT, concedeu liminar às empresas de ônibus determinando que 80% do transporte público volte a funcionar imediatamente. O descumprimento implica em multa de R$ 200 mil por dia.

Prefeita convoca nova reunião sobre transporte público para sexta-feira
(Foto: Luiz Alberto)

SIGA-NOS NO Google News