Geral
Cinquenta pessoas em situação de rua são acolhidas em centro de apoio nesta quinta-feira
Ponto de acolhimento ficará ativo nesta sexta-feira, decisão da prefeitura tem como base o alerta de queda brusca de temperatura emitido pela Defesa Civil
Sexta-feira, 18 Julho de 2025 - 09:09 | Redação

O Ponto de Apoio montado no Parque Ayrton Senna para atender às pessoas em situação de rua permanecerá durante o período noturno permanecerá ativo nesta sexta-feira (18). A decisão da Prefeitura tem como base o alerta de queda brusca de temperatura emitido pela Defesa Civil do município, que desde quinta-feira indica temperaturas abaixo de 12ºC na madrugada deste sábado (19).
O espaço será aberto às 18 horas, com encerramento às 6 horas de sábado. A iniciativa tem como objetivo oferecer suporte às pessoas em situação de rua que recusam acolhimento permanente nas unidades da Rede de Assistência Social.
Para atender a população que pernoitar no Ponto de Apoio, o Centro POP será aberto neste sábado, durante o período da manhã, para garantir o acolhimento e o fluxo adequado das pessoas atendidas, como ocorreu na primeira semana do Inverno Acolhedor, quando a unidade também funcionou meio período. No local os usuários poderão tomar o café da manhã e almoçar, além de acessar os serviços essenciais, como a possibilidade de realizar a higiene pessoal, guarda de pertences, além das refeições
Nesta quinta-feira (17) o Ponto de Apoio acolheu 50 pessoas, sendo que dez foram ao local por demanda espontânea. As demais foram encaminhadas ao Parque Ayrton Senna pelo Centro POP. Já o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) realizou 23 abordagens e encaminhou 12 pessoas às unidades de acolhimento.
Desde o dia 28 de maio, quando teve início a primeira fase do Projeto Inverno Acolhedor, um total de 728 pessoas foram acolhidas no Ponto de Apoio. Durante as ações, foram entregues mais de 980 marmitas doadas por organizações da sociedade civil e entidades religiosas parceiras e também produzidas pelas merendeiras das unidades de acolhimento. Apesar das temperaturas elevadas registradas nas últimas duas semanas, a SAS continua intensificando as ações de acolhimento e abordagens à população em situação de rua durante o inverno.
O trabalho de abordagem é reforçado com a entrega de cobertores e o mapeamento de pontos estratégicos, sempre respeitando o direito de recusa dos indivíduos aos serviços oferecidos, conforme garantido pela Constituição Federal. A população também pode colaborar denunciando locais onde há pessoas em situação de rua pelos telefones 156, (67) 99660-6539 e 99660-1469, possibilitando que as equipes atuem de forma mais eficiente.
Últimas Notícias
- Oportunidades - 13:23 IEL oferece 284 vagas de estágio para estudantes de MS
- Nacional - 13:00 “Suprema humilhação”, diz Jair Bolsonaro sobre tornozeleira
- Charge - 12:45 Frente fria avança no fim de semana, mas temperatura sobe novamente na segunda
- Solidariedade - 12:17 Procuradoriado MPMS realiza doação de lacres de alumínio para a ABRAPEC
- Economia - 11:50 Mercado financeiro reduz projeção de inflação para 5,17% em 2025
- Educação - 11:38 Jovem aprovado em 18 vestibulares dá dicas para as provas do CNU
- Associação para o tráfico - 11:11 Dupla presa por tráfico de drogas em Rio Brilhante
- Sustentabilidade - 10:50 Associação de Suinocultores inicia auditorias nas granjas de MS
- Economia - 10:33 Ministério da Fazenda aumenta para 2,5% estimativa do PIB em 2025
- Protetor da Fauna - 10:08 PMA realiza operação contra caça ilegal