Geral
Polo Ayrton Senna atendeu mais de 1,6 mil com sintomas de Covid-19
Quinta-feira, 11 Junho de 2020 - 17:48 | Redação
Em três meses de funcionamento, o Polo de Atendimento já recebeu mais de 1,6 mil pacientes com sintomas de coronavírus (Covid-19) e outras síndromes respiratórias, sendo o índice de testes diagnósticos superior a 60%. A estrutura instalada no Parque Ayrton Senna, Bairro Aero Rancho, começou a funcionar no dia 10 de abril, com atendimento diário, incluindo fim de semana e feriado, de 07h às 19h.
A estratégia contribui na redução da procura nas unidades de saúde por pacientes sintomáticos, o que, eventualmente, contribui no controle da disseminação do vírus evitando assim o risco de contaminação cruzada e exposição de outros pacientes.
De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) com base em dados do sistema do Polo Ayrton Senna (SIPAS), até a quarta-feira, dia 10 de junho, foram 1.698 pacientes atendidos, sendo 1.045 submetidos a testagem, o que representa um índice de aproximadamente 61%. Ou seja, de cada 10 pacientes atendidos, seis foram testados por se enquadrarem nos critérios pré-estabelecidos pelos profissionais de saúde.
Dois tipos de exame estão sendo ofertados, o teste rápido (sorológico) e o RT-PCR, considerado padrão ouro de qualidade, o que amplia a possibilidade de detecção do vírus em diferentes fases de infecção. Dos 1.045 testes, 551 foram do tipo teste rápido, sendo detectado 26 pacientes positivos e 494 foram RT-PCR, com 16 positivos.
Conforme o boletim, 1.052 pacientes foram orientados ao isolamento domiciliar, 586 foram liberados para casa sem restrição e 60 foram encaminhados para outros serviços de saúde. A grande maioria os pacientes relaram sintomas como, tosse, febre, dor de cabeça e desconforto respiratório. O quadro abaixo mostra ainda a quantidade de pacientes com comorbidades.
O Polo de Atendimento é uma parceria da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e foi criado para atender pessoas com suspeita de Covid-19, com a finalidade de prestar assistência, seguindo protocolos clínicos, integrando a vigilância e realizando testes diagnósticos de forma coordenada e segura.
O corpo clínico é formado por uma equipe multiprofissional, com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, farmacêuticos, psicólogos e profissionais de Educação Física. O fluxo de atendimento é unidirecional, evitando assim que os pacientes tenham contato entre si, o que poderia ocasionar uma coinfecção por contato cruzado.
Na entrada principal do parque há dois ambientes para realização da abordagem inicial pelos profissionais, onde os pacientes são triados e identificados se estão sintomáticos, ou seja, apresentam sintomas respiratórios ou não.
Em seguida é feita a mensuração/medição da temperatura desse paciente para que seja definido para onde ele será direcionado. Na recepção o paciente recebe uma ficha o direcionando para o local de espera.
Quatro blocos foram criados para separar em cada um os idosos e pacientes com febre e nos outros dois ficam os idosos e outros pacientes sem febre. Após essa etapa os pacientes são atendidos pelo médico ou pelo enfermeiro dependendo do risco e potencial gravidade..
A coleta do exame só será feita mediante indicação do médico. A estrutura conta com uma farmácia onde o paciente pode retirar a medicação prescrita.
O Polo de Atendimento está paramentado e equipado para atender casos graves. Caso haja algum paciente com sintoma de insuficiência respiratória, o local conta com suporte avançado com ventilação, caso precise entubar e estabilizar o paciente. Além disso, há suporte do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) para caso haja necessidade de encaminhar esse paciente para uma unidade hospitalar.
O atendimento no Polo é feito por demanda espontânea, ou seja, sem necessidade de agendamento. Caso haja dúvida em relação a necessidade de procurar o atendimento, o paciente poderá entrar em contato com o serviço de Teleconsulta da Sesau, através do número: (67) 2020-2170.
Últimas Notícias
- MPT-MS - 19:09 Chapadão do Sul condenado por negligência com segurança do trabalho
- Iguatemi - 18:32 Quatro pessoas presas por furto de caminhão no Paraná
- Justiça - 18:00 Ministro pede explicações sobre escolta de Bolsonaro ao hospital
- MPMS - 17:42 Justiça suspende obras no entorno do Parque dos Poderes na Capital
- UFGD - 17:30 FIT 2025: UFGD disponibiliza catálogo com programação dos espetáculos
- Saúde - 17:13 Lula lembra covid e diz que saúde não tem esquerda ou direita
- Aral Moreira - 16:58 Dupla presa por transportar maconha com destino ao interior de SP
- Ditadura - 16:52 Brasil agradece Argentina por identificar pianista vítima da ditadura
- Mega-Sena - 16:10 Mega-sena acumula e prêmio chega a R$ 25 milhões para a próxima terça
- Educação - 15:52 Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor