Geral
PMA e Ibama vistoriam áreas desmatadas
Segunda-feira, 16 Setembro de 2019 - 09:39 | Redação
Começou hoje a Operação Mata Atlântica em Pé, contra o desmatamento áreas preservadas. Ao todo 17 Estados estão sendo fiscalizados na ação, sendo que em Mato Grosso do Sul 18 equipes vistoriam as áreas localizadas em sete cidades para coibir o desmatamento e proteger as regiões de florestas que integram o bioma da Mata Atlântica.
Luciano Loubet, promotor de justiça e coordenador do núcleo do meio ambiente Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul, explica que a operação está na sua segunda fase. São 27 alvos que serão investigados através de satélite e também com uso de drones. O promotor detalha que no funcionamento da operação uma equipe da Polícia Militar Ambiental ou Ibama vai até as propriedades onde tem foco de desmatamento e autua o proprietário.
A operação é realizada pelo Ministério Público com apoio da Policia Militar Ambiental e o Ibama. As equipes estão distribuídas em MS para fiscalizar áreas desmatadas e a ação conjunta acaba na sexta-feira (20), quando os balanços serão analisados e entregues.
Diversidade
É a primeira vez que todos os Estados brasileiros que abrigam o bioma mata atlântica participam da operação, a partir dos Ministérios Públicos dos seguintes Estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. O bioma ocupa uma área de 1.110.182 Km², equivalente a 13,04% do território nacional, e abriga formações florestais (floresta ombrófila densa, floresta ombrófila aberta, floresta estacional semidecidual, floresta estacional decidual e floresta ombrófila mista, também denominada de mata de araucárias), além de ecossistemas associados (restingas, manguezais, campos de altitude, brejos interioranos e encraves florestais).
A mata atlântica é um dos sistemas mais explorados e devastados pela ocupação humana, perto de 70% da população brasileira vive em território onde antes havia esse tipo de cobertura, daí a importância da preservação do que ainda resta, pois isso garante questões fundamentais, como a qualidade do abastecimento de água das cidades. Estima-se que perto de 12% da vegetação original esteja preservada, sendo que 80% desse total é mantido em propriedades particulares. É um dos biomas que apresenta a maior diversidade de espécies de fauna e flora – tanto que alguns trechos da floresta são declarados Patrimônio Natural Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Edição anterior
Esta é a terceira edição da “Operação Mata Atlântica em Pé”, sendo a segunda de âmbito nacional. Em 2017 a ação foi promovida apenas no Paraná. No ano passado, 15 Estados brasileiros participaram da ação, que confirmou o desmatamento de 5.285 hectares de florestas. Foram fiscalizadas 517 propriedades e apreendidos 7.467 metros cúbicos de madeira (cerca de 870 caminhões carregados), bem como emitidas multas no valor total de R$ 20.640.112,00. Somente no Paraná, foram fiscalizadas 51 áreas nos municípios de Guarapuava, Prudentópolis, Inácio Martins e Pinhão, sendo constatado o desmatamento de 618 hectares, emitidas 22 autuações (no valor total de R$ 2.193.000,00) e apreendidos 1.500 metros cúbicos de madeira.
Últimas Notícias
- Laguna Carapã - 19:02 Colisão em caminhonete de prefeito termina em morte
- Economia - 18:39 INSS volta a autorizar empréstimos mediante cadastramento biométrico
- Carga ilegal - 18:00 Drogas, ampolas e essências de narguilé enviadas pelos Correios
- Tráfico de drogas - 17:53 Em meio a macarrão e roupas, nove tabletes de maconha são apreendidos
- Polícia - 17:32 De tornozeleira, dupla reincidente é presa por roubo de caminhonetes
- Importunação sexual - 17:17 Homem que importunava mulheres no centro da Capital é preso
- Violência contra a mulher - 16:40 Agressor ameaça "estourar de porrada" companheira e é preso
- Educação - 16:35 Enem 2025: publicado resultado de recurso para isenção de taxa
- Reencontro - 16:16 Família retratada em exposição reencontra juiz que autorizou a adoção há 20 anos
- Transporte de drogas - 15:50 Motorista foge e deixa carga de 860 kg de drogas em caminhão