Geral
Plantio da safra de soja é prorrogado até o dia 13 de Janeiro em MS
O prazo final no Estado venceu no dia 24 de dezembro
Terça-feira, 02 Janeiro de 2024 - 13:01 | Gabriel Telê Santana
O Ministério da Agricultura (Mapa) publicou em 27 de Dezembro a Portaria SDA/Mapa nº 980/2023, que altera o calendário de semeadura da soja para o Estado de Mato Grosso do Sul. Agora, os produtores terão até o dia 13 de janeiro de 2024 para finalizar o plantio. O prazo final no Estado venceu no dia 24 de dezembro, mas foi prorrogado a pedido da Aprosoja/MS e Famasul.
Segundo o boletim do Siga MS, a estimativa é que neste ano a área cultivada cresça 6,5%, em Mato Grosso do Sul, atingindo 4,265 milhões de hectares e registrando uma produção de 13,818 milhões de toneladas, após uma produtividade estimada de 54 sacas por hectare. A medida visa atender às condições climáticas adversas que tornaram este ano totalmente atípico, apresentando desafios significativos para os agricultores do Estado.
O excesso de calor, com registros de temperaturas recordes, e a escassez de chuvas, resultando em períodos de veranicos, contribuíram para um cenário desfavorável ao desenvolvimento da cultura da soja. Diante dessas circunstâncias e levando em consideração que a área plantada estava abaixo das expectativas, o Mapa optou por estender o prazo, oferecendo maior flexibilidade aos agricultores para enfrentarem as adversidades ao longo desta safra.
O diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal ), Daniel Ingold, destacou a excepcionalidade do momento e a importância de medidas que possam mitigar possíveis prejuízos aos produtores rurais do estado de Mato Grosso do Sul. Ele esclareceu que a prorrogação do calendário não altera a sequência padrão, mas busca adaptar-se a uma condição específica.
"A extensão do calendário é uma medida excepcional para enfrentar os desafios impostos pelas condições climáticas deste ano. Nosso objetivo é garantir que os produtores não enfrentem prejuízos significativos devido a fatores externos", ressaltou Ingold.
Esta iniciativa, embora seja uma medida de exceção, reflete o comprometimento da Iagro em buscar soluções eficazes para enfrentar os desafios climáticos e garantir a sustentabilidade do agronegócio no Estado.
Últimas Notícias
- Meio Ambiente - 15:09 Área de fazenda que estava há 40 anos se regenerando é investigado
- Tráfico de Drogas - 14:52 DOF apreende uma tonelada e meia de maconha em casa que servia de entreposto de drogas
- Investigação - 14:30 Polícia investiga desaparecimento de comerciante
- Abuso Sexual - 14:10 Homem é preso suspeito de tentar estuprar adolescente no interior de MS
- Cultura - 13:50 Fundação de Cultura vai selecionar eventos na área de moda e design
- Economia - 13:39 Coletivo de Brechós volta ao Parque Ayrton Senna no sábado
- Energia - 13:00 Entenda o desligamento de energia
- Economia - 12:19 Mercado financeiro projeta inflação de 5,08% este ano
- Habitações - 11:53 Marçal anuncia construção de 100 novas unidades habitacionais pelo FAR
- Economia - 11:39 Confira dicas para organizar os pagamentos de início de ano