Geral
Petrobras: preço do querosene de aviação cai 0,84% a partir de sábado
É a terceira queda seguida no preço de venda para distribuidoras
Quinta-feira, 29 Setembro de 2022 - 18:53 | Agência Brasil

Os preços do querosene de aviação (QAV) terão redução de 0,84% nos valores de venda para as distribuidoras a partir do próximo sábado (1º). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (28) pela Petrobras.
Esta é a terceira queda seguida nos preços do combustível. Em setembro houve queda de 10,4% e no mês anterior, em agosto, o recuo foi de 2,6%.
Segundo a companhia, a prática dos últimos 20 anos indica que os ajustes de preços de QAV são mensais e definidos por meio de fórmula contratual negociada com as distribuidoras.
“Os preços de venda do QAV da Petrobras para as companhias distribuidoras buscam equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo, com reajustes aplicados em base mensal, mitigando a volatilidade diária das cotações internacionais e do câmbio”.
A Petrobras comercializa o QAV produzido em suas refinarias ou importado apenas para as distribuidoras. Cabe às distribuidoras transportarem e comercializarem o produto para as empresas de transporte aéreo e outros consumidores finais nos aeroportos, ou para os revendedores. “Distribuidoras e revendedores são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos e pelos serviços de abastecimento”, completou.
“Importante ressaltar que o mercado brasileiro é aberto à livre concorrência e não existem restrições legais, regulatórias ou logísticas para que outras empresas atuem como produtores ou importadores de QAV”, destacou a estatal.
Informações adicionais sobre os preços de venda da Petrobras podem ser acessadas no site da companhia. “Conforme regulação da ANP, os novos preços de QAV estarão disponíveis nesse site a partir de 1º de outubro, data de início de vigência”, concluiu.
(Com informações de Agência Brasil)
Últimas Notícias
- Educação - 16:22 Encceja PPL 2025: prazo de adesão ao exame termina hoje
- Saneamento - 16:05 MS vai universalizar esgoto até 2028
- "Fragmenta" - 15:50 Polícia fecha oito pontos de vendas de drogas e prende traficantes
- Campo Grande - 15:32 Prefeitura remove lixo de terreno usado como ferro-velho no Guanandi
- Amplavisão - 15:15 O eleitor só observa, decisão vem depois, por Manoel Afonso
- Derrubada do IOF - 14:50 Entenda como fica o IOF após derrubada de decreto
- Proteção ao profissional da saúde - 14:31 MPMS e autoridades unem forças contra agressões a trabalhadores da saúde
- Tentando fugir pelo telhado - 14:28 Líder de facção é preso no telhado
- Pantanal em alerta - 13:51 Com uso de dados e parcerias, MPMS reforça combate a incêndios no Pantanal
- Debate - 13:36 Judiciário discute impactos da antecipação da conclusão do Ensino Médio