• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Pesquisadores encontram fragmentos de coronavírus em cão e gato na Capital

Animais foram contaminados por seus tutores; projeto que examina pets precisa de voluntários

Terça-feira, 23 Fevereiro de 2021 - 18:51 | Redação


Pesquisadores encontram fragmentos de coronavírus em cão e gato na Capital
Imagem Ilustrativa (Foto: Divulgação)

Um cão e um gato de Campo Grande (MS) carregavam fragmentos do novo coronavírus transmitido por seus tutores infectados. O caso de contaminação foi descoberto por Pesquisadores do projeto PetCovid, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

“Nós identificamos fragmentos do vírus, mas os animais não tinham sintomas, então não tinham a doença (Covid-19)”, esclarece a pesquisadora de epidemiologia, zoonoses e saúde pública, Juliana Arena Galhardo, coordenadora do projeto, ao Diário Digital.

O cão pesquisado é da raça Teckel e o gato da raça Siamês. Os dois foram identificados positivos para SARS-CoV-2, após a coleta amostras de swab (cotonete) orofaríngeo.

As amostras foram diagnosticadas para fragmentos do novo coronavírus através RT-PCR em tempo real no laboratório TECSA, parceiro do Projeto. Cão e gato passam bem.

Os dois animais estão assintomáticos e em ótimas condições de saúde. Inclusive já foram monitorados pela equipe do Projeto.

O diagnóstico de fragmentos do vírus indica que as pessoas que estavam com COVID-19 na residência transmitiram para seus pets.

Porém, segundo os pesquisadores, não se pode afirmar que os pets podem transmitir às pessoas. Até o momento não foi verificada essa possibilidade, de acordo com a equipe do projeto.

Os casos detectados em Campo Grande foram notificados às autoridades de saúde animal (MAPA e IAGRO) e saúde humana (SES e SESAU) pela coordenadora local.

Voluntários - O Projeto PetCovid Campo Grande precisa de voluntários: pessoas que estão em isolamento e com diagnóstico recente de COVID-19, que tenham pet (cão ou gato) e morem em Campo Grande.

Os voluntários podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo perfil no Instagram @petcovid_ufms

PetCovid - O projeto PetCovid é realizado em seis capitais simultaneamente (Curitiba, Campo Grande, Cuiabá, Recife, Belo Horizonte e São Paulo), com coordenação geral da UFPR e coordenações locais na UFMS, UFMT, UFRPE, UFMG e UNISA).

SIGA-NOS NO Google News