Geral
Pesquisa inédita vai mapear potencial da indústria de MS em descarbonização
Uma pesquisa on-line começou a ser enviada a indústrias baseadas no Estado, desde micro até grandes empresas
Sexta-feira, 12 Setembro de 2025 - 11:39 | Redação

Em uma iniciativa inédita, o Sistema Fiems está conduzindo uma pesquisa para avaliar o nível de maturidade, percepção e potencial de investimento das indústrias de Mato Grosso do Sul em relação a práticas de descarbonização, eficiência energética e gestão ESG.
Uma pesquisa on-line começou a ser enviada nesta quarta-feira (10/09) a indústrias baseadas no Estado, desde micro até grandes empresas. Para responder, basta acessar o formulário: https://pt.research.net/r/descarbonizacao-fiems. A ação é promovida pelo Centro de Sustentabilidade da Indústria (CSI), em parceria com o Observatório da Indústria do Sistema Fiems.
A iniciativa tem como metas mapear o grau de conhecimento e ações em andamento nas empresas sobre temas vinculados à sustentabilidade industrial, bem como identificar barreiras, oportunidades e demandas de apoio técnico e financeiro para a transição energética e ambiental.
A partir dos dados levantados, pretende-se subsidiar a formulação de estratégias da Fiems para fomentar práticas sustentáveis e estruturar instrumentos de apoio (como linhas de crédito, programas de capacitação e consultorias especializadas).
O diretor de sustentabilidade da Fiems, Robson Del Casale, destaca que a pesquisa visa estimular o protagonismo do setor industrial sul-mato-grossense na agenda de baixo carbono.
"Mato Grosso do Sul tem papel estratégico por sua matriz energética limpa, vocação para o agronegócio e a indústria de base florestal, e pelo protagonismo crescente na agenda da bioeconomia e da sustentabilidade industrial. Entretanto, há uma lacuna de dados locais que revelem o real nível de maturidade das indústrias do Estado frente a essas temáticas. As informações levantadas deverão facilitar o trabalho da Fiems em desenvolver políticas assertivas, articular financiamentos com bancos públicos e privados, ou mesmo estruturar programas de apoio técnico às empresas", explicou.
Por que descarbonizar? Descarbonizar significa adotar medidas que contribuam para a mitigação da emissão de gases de efeito estufa (GEE) nas atividades econômicas. No setor industrial brasileiro, que consome 32% da energia do país, aplicar iniciativas de eficiência energética e investir em fontes renováveis - tais como solar e eólica - pode diminuir custos operacionais e melhorar a competitividade das empresas.
Essas ações incluem a atualização de maquinário, substituição de combustíveis fósseis por alternativas de baixa emissão e instalação de fontes de energia sustentável.
Serviço – Mais informações sobre essas e outras iniciativas de sustentabilidade promovidas pelo Sistema Fiems pelo site https://programaesg.fiems.com.br/ ou pelo WhatsApp (67) 99264-1318.
Últimas Notícias
- PMMS - 19:00 Tentativa de roubo de moto termina com prisão de dupla em Corumbá
- DOF - 18:54 Carreta com mais de 370 kg de cocaína é apreendida em Dourados
- Cultura - 18:39 Orquestra Indígena Terena Teko Arandú celebra 12 anos com concertos
- Economia - 18:18 Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
- Aldeia Te’yikue - 17:58 Homem preso por atear fogo em companheira em Caarapó
- Campo Grande - 17:32 Motociclista bate em carro e é arremessado para lateral de viatura
- Coophavila II - 17:17 Vídeo: Briga entre gangues de estudantes reforça ação da PM
- Economia - 17:00 SuperAMAS se consagra como a maior feira de negócios de MS
- Amplavisão - 16:43 Simone, Fabio e Contar alteram o cenário?, por Manoel Afonso
- Nova Regra - 16:34 Comissão aprova alerta a consumidores sobre uso de reconhecimento facial