Geral
Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema sofre com incêndio devastador
As chamas se propagam pela Unidade de Conservação sendo enorme prejuizo ao ecossistema
Sexta-feira, 13 Setembro de 2024 - 10:28 | Mariana Anunciação

Populares divulgaram imagens devastadoras das chamas, calor e fumaça que atingem, desde quinta-feira (11), toda a região do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, localizado em Taquarussu, com distância aproximada 332 quilômetros de Campo Grande (MS).
De acordo com moradores, o incêndio é devastador e já percorreu vários hectares da Unidade de Conservação, em áreas de várzea, além de antigas pastagens, estão sendo consumidas pelo fogo. Há vários alertas a respeito do tempo seco, e conforme Jornal da Nova, a região sofreu com geada, portanto, tudo isso pode ser considerado material combustível.
Fora a vegetação e pastagem, outro agravante é a perda da fauna, pois atinge répteis, roedores e aves que estão nidificando (formando ninho). Até o momento, as causas do incêndio ainda são desconhecidas.
Parque Várzeas do Rio Ivinhema
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, por meio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, informou que o Parque situa-se na bacia hidrográfica do Rio Paraná, no sudeste do Estado do Mato Grosso do Sul, entre as micro-regiões de Iguatemi e Nova Andradina. Com área de 73.315,15 ha, sendo 42.846 ha localizados no município de Jateí, 16.285 ha em Naviraí e 14.214 ha compreendidos no município de Taquarussu.
A Unidade de Conservação tem grande importância para a diversidade e o ecossistema. O local extrapola a dimensão regional, pois constitui-se na única bacia do Rio Paraná livre de represamento, e que por suas características hidrológicas seria o único na região que poderia servir como rota migratória para as espécies que realizavam migrações reprodutivas. Suas lagoas também são criatórios naturais de algumas espécies de peixes, e seus varjões têm importância para mamíferos.
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060