• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Parceria amplia ações de prevenção de incêndios no Pantanal

Brigadas realizam plantio de mudas, reconhecimento de áreas de risco, além da construção de aceiros

Sábado, 23 Agosto de 2025 - 07:00 | Redação


 Parceria amplia ações de prevenção de incêndios no Pantanal
(Foto: Edu Clicks/IHP/Divulgação)

Os esforços para conservação da biodiversidade e prevenção dos incêndios florestais no Pantanal tiveram reforço com a parceria firmada entre o Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e o Onçafari. As duas instituições estão com trabalho conjunto de manutenção de uma brigada ambiental em áreas localizadas em território pantaneiro de Aquidaunana (MS), Paiaguás (Corumbá) e em Barão de Melgaço (MT). Esse comprometimento envolve atividades em uma área de mais de 285 mil hectares, onde concentra riqueza de biodiversidade, com presença de espécies como onça-pintada, tamanduá, anta, entre outras.

A Brigada Alto Pantanal, criada pelo IHP em 2021, já vem atuando com diferentes estratégias para prevenção de incêndios, ações de educação ambiental, recuperação de áreas atingidas por incêndios florestais e apoio a comunidades em um território localizado na divisa entre Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Bolívia, onde está localizada a Serra do Amolar. Com a parceria do Onçafari, o IHP faz uma transferência de tecnologia e expertise para permitir que as atividades dessa brigada ganhem amplitude para aumentar a intensidade dos esforços de prevenção.

“Para o Onçafari, a conservação não se faz sozinha. A parceria com o IHP, na frente anti-incêndio, é um exemplo claro de como a colaboração entre instituições pode fazer a diferença. Juntos, não apenas protegemos a rica biodiversidade do Pantanal como fortalecemos as ações de prevenção contra incêndios”, comenta Mario Haberfeld, CEO e fundador do Onçafari.

O diretor presidente do IHP, Angelo Rabelo, pontua que a prioridade das ações de prevenção aos incêndios florestais exige atuação de diferentes atores. “A prevenção aos incêndios florestais no Pantanal precisa ser feita a partir de um conjunto de esforços de instituições. O compromisso do IHP é com a preservação do Pantanal e proteção da sua biodiversidade e compartilhamos esses esforços com os objetivos que a Onçafari também já vem desenvolvendo no território. São instituições irmanadas para lutar pelo futuro do nosso Planeta.”

Ações de prevenção de incêndios no Pantanal
(Foto:  Edu Clicks/IHP/Divulgação)

Estratégia para proteção da biodiversidade - A parceria entre o IHP e o Onçafari para as ações de prevenção de incêndios tem foco no alinhamento da estratégia da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo (PNMIF), que passou a ser validada para o Brasil em julho de 2024.

Mesmo antes do período mais grave para o risco de fogo no Pantanal, historicamente identificado entre agosto e outubro, esse trabalho conjunto entre IHP e Onçafari já permitiu que a brigada realizasse plantio de mudas e reconhecimento de áreas para avaliação de riscos. Os brigadistas já vêm atuando para construção de aceiros e para ajudar a identificar, em campo, áreas com maior acúmulo de massa vegetal. As atividades estão com calendário de ações intensificadas nesse período mais crítico e seguem até o final do ano.

Cenário no Pantanal - Entre 2020 e 2024, o Pantanal enfrentou seu período de pior estiagem em mais de 120 anos. O nível do rio Paraguai, ano passado, alcançou a marca de -0,69 cm na régua mantida pela Marinha do Brasil em Ladário (MS). Esse ponto de mensuração serve como “termômetro” para medir o nível da estiagem no Pantanal.

Com a estiagem, o risco de incêndios florestais sofre aumento significativo. Em 2020, o fogo consumiu cerca de 26% do Pantanal e causou a morte de 17 milhões de animais vertebrados, conforme estudo conjunto de pesquisadores, encabeçado pela Embrapa Pantanal. Já em 2024, as chamas atingiram em torno de 17% do território.

Sobre o IHP -  O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Fundado em 2002, em Corumbá (MS), atua na conservação e restauração do Pantanal e para a valorização da cultura pantaneira.

Entre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, o desenvolvimento e apoio a pesquisas científicas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse na área.

As ações prioritárias do IHP são feitas nos pilares para proteção da biodiversidade, mitigação das mudanças climáticas e atuação conjunta com comunidades tradicionais e de povos originários para apoiar o desenvolvimento sustentável. O IHP também integra o Observatório Pantanal, o Observatório Rodovias Seguras, o GT de Coexistência Humano-Onça, os PANs Ariranha e Onça-pintada, além do Comitê Estadual do Fogo em Mato Grosso do Sul. Saiba mais em https://institutohomempantaneiro.org.br/

Ações de prevenção de incêndios no Pantanal
(Foto:  Edu Clicks/IHP/Divulgação)

Sobre o onçafari - O Onçafari é uma Organização Não Governamental que tem como missão conservar a biodiversidade brasileira por meio da proteção de áreas naturais e do apoio ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais. Trabalhamos pela preservação da biodiversidade em 4 biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica com oito frentes de atuação: Ecoturismo, Ciência, Educação, Reintrodução, Social, Florestas, Anti-incêndio e Advocacy. 

Mais informações em www.oncafari.org e www.amigodaonca.org.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  pantanal  prevencao  queimadas  parceria