Geral
Outono começa com chuva em todo Estado
Quarta-feira, 20 Março de 2019 - 19:34 | Redação
O primeiro dia de outono, estação do ano que começou nesta quarta-feira (20) às 17h58 em Mato Grosso do Sul, foi marcado por chuvas intensas e queda de temperatura em grande parte do Estado, conforme previa o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Na Capital, a chuva causou algamentos em vários pontos da cidade e invadiu alguns comércios da região central.
Na região sul do Estado, a queda na temperatura foi mais significativa. Ponta Porã, Dourados, Aral Moreira, Amambai, Coronel Sapucaia, Rio Brilhante e Naviraí, foram registrados grandes inundações com muitos estragos nas cidades.
O tempo deve continuar instável nesta quinta-feira (21), com pancadas de chuva e trovoadas isoladas nas regiões norte, nordeste e leste do Estado. Nas demais áreas o céu fica parcialmente nublado.
Já sexta-feira (22), de acordo com o Cemtec, promete ser o dia mais frio da semana. A temperatura mínima deve registrar 14ºC.
Alerta - O Detran/MS alerta sobre os cuidados para dirigir com neblina e chuva, nesse período do ano.
Segundo os dados do Detran-MS, somente no ano de 2018 foram registrados mais de 10 mil acidentes na Capital, sendo que deste número mais de 2,1 mil aconteceram durante períodos de condições ruins do tempo.
Para o chefe da Escola Pública de Trânsito, Marcos Alexandre Brandão Ramos, isto acontece porque nos dias de neblina, as vias ficam mais úmidas e com pouca visibilidade e neste caso, os condutores devem redobrar a atenção ao volante. “Principalmente nesta época, o motorista que trafega pelas rodovias deve redobrar a atenção para observar as poças de águas e assim evitar uma aquaplanagem”, explica.
Marcos ressalta que para garantir uma boa visibilidade o ideal é respeitar a distância de segurança mais conhecida como distância de segmento. “A regra se baseia em manter um distância segura do veículo à frente: marcar um ponto fixo e assim que o veículo da frente passar por esse ponto, contar 1001, 1002 E 1003. Só após esses três segundo poderá passar pelo ponto marcado”, concluiu.
O chefe de fiscalização do Detran-MS, André Canuto, explica que os principais itens a serem verificados neste período são a checagem das condições dos pneus, das lanternas e faróis, palhetas do limpador, limpeza e condições do para-brisa, o lavador do para-brisa, condições dos para-lamas e para-barros. “A verificação desses itens contribui para uma condução mais segura”, encerra.
Com informações da assessoria
Últimas Notícias
- Saúde - 18:18 IX Meeting Nacional de Farmácia Clínica está com inscrições abertas
- Saúde - 17:34 Governo entrega 11 torres de videolaparoscopia em hospitais de MS
- Oportunidades - 17:03 Senac Beauty Expert promove imersão em técnica na área da beleza
- Meio ambiente - 16:30 Brasil tem 241 barragens com riscos de segurança, aponta ANA
- Mato Grosso do Sul - 16:00 Assembleia aprova lei para certificação dos laboratórios ambientais de MS
- Encontro - 15:32 Projeto acolhida tem sua sexta reunião ordinária em Dourados
- Oportunidades - 15:06 Votorantim Cimentos lança banco de talentos para pessoas negras
- Riscos ao meio ambiente - 14:30 Investigação irá apurar riscos ambientais de chorume em Dourados
- "Quem tem fome, tem pressa de justiça" - 14:04 Ministério Público entra no combate a fome no MS
- Justiça - 13:30 INSS: mais de 2 milhões de aposentados estão aptos a ser ressarcidos