Geral
Operários resgatam placas de 2t cobertas pelo aterro que cedeu durante tempestade
Dependendo das condições climáticas, o serviço estará concluído em no máximo 30 dias
Terça-feira, 25 Outubro de 2022 - 15:50 | Redação
Equipes da prefeitura estão trabalhando nos serviços preliminares de reconstrução de trecho de 12 metros do canal do Córrego Segredo (margem direita, sentido bairro/centro), em frente ao Horto Florestal, que caiu após o temporal de quinta-feira, 20 de Outubro.
Os serviços começaram nesta segunda-feira, dia 24. Nesta terça-feira, os operários fazem a limpeza e retirada do aterro que caiu no leito do rio. Dependendo das condições climáticas, o serviço estará concluído em no máximo 30 dias, conforme previsão da prefeitura.
De acordo com o superintendente de Serviços da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Mehdi Tahlayeh, depois de concluída a limpeza, as duas placas de concreto que caíram serão cortadas para na sequência serem erguidas e travadas com perfis metálicos no barranco do rio.
É um trabalho que exige cuidados redobrados com segurança, porque são duas grandes estruturas de concreto cada uma pesando 20 toneladas. “Um dos pré-requisitos é que o solo esteja seco. Portanto, em caso de chuva, será preciso interromper o serviço enquanto o terreno estiver úmido”, explica Mehdi.
O Córrego Segredo, assim como o Anhandui, foi canalizado há mais de 40 anos. Segundo engenheiros da Sisep, as ferragens de sustentação das paredes sofrem os efeitos da ação do tempo, como a corrosão decorrente do contato com a correnteza, que recebe água servida, contaminada por produtos químicos.
Como a queda de placas tem sido recorrente após chuvas intensas, a Prefeitura está contratando um projeto de revitalização para reforço de toda a estrutura do canal. De forma emergencial, a estrutura tem sido reforçada com trilhos e estabilizada a contenção do barranco, com pedras e concreto.
Entenda - Na última quinta-feira (20), uma chuva forte acompanhada de ventos de até 100 km/h caíram sobre a Capital. Com isso, duas placas – de 12 metros – de concreto do canal do Córrego Segredo cederam.
Confira a galeria de imagens:
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060