Geral
Operários resgatam placas de 2t cobertas pelo aterro que cedeu durante tempestade
Dependendo das condições climáticas, o serviço estará concluído em no máximo 30 dias
Terça-feira, 25 Outubro de 2022 - 15:50 | Redação
Equipes da prefeitura estão trabalhando nos serviços preliminares de reconstrução de trecho de 12 metros do canal do Córrego Segredo (margem direita, sentido bairro/centro), em frente ao Horto Florestal, que caiu após o temporal de quinta-feira, 20 de Outubro.
Os serviços começaram nesta segunda-feira, dia 24. Nesta terça-feira, os operários fazem a limpeza e retirada do aterro que caiu no leito do rio. Dependendo das condições climáticas, o serviço estará concluído em no máximo 30 dias, conforme previsão da prefeitura.
De acordo com o superintendente de Serviços da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Mehdi Tahlayeh, depois de concluída a limpeza, as duas placas de concreto que caíram serão cortadas para na sequência serem erguidas e travadas com perfis metálicos no barranco do rio.
É um trabalho que exige cuidados redobrados com segurança, porque são duas grandes estruturas de concreto cada uma pesando 20 toneladas. “Um dos pré-requisitos é que o solo esteja seco. Portanto, em caso de chuva, será preciso interromper o serviço enquanto o terreno estiver úmido”, explica Mehdi.
O Córrego Segredo, assim como o Anhandui, foi canalizado há mais de 40 anos. Segundo engenheiros da Sisep, as ferragens de sustentação das paredes sofrem os efeitos da ação do tempo, como a corrosão decorrente do contato com a correnteza, que recebe água servida, contaminada por produtos químicos.
Como a queda de placas tem sido recorrente após chuvas intensas, a Prefeitura está contratando um projeto de revitalização para reforço de toda a estrutura do canal. De forma emergencial, a estrutura tem sido reforçada com trilhos e estabilizada a contenção do barranco, com pedras e concreto.
Entenda - Na última quinta-feira (20), uma chuva forte acompanhada de ventos de até 100 km/h caíram sobre a Capital. Com isso, duas placas – de 12 metros – de concreto do canal do Córrego Segredo cederam.
Confira a galeria de imagens:
Últimas Notícias
- Política - 14:19 Oposição ocupa plenários por anistia a 8/01 e impeachment de Moraes
- Saúde - 13:50 Unimed promove roda de conversa gratuita sobre amamentação
- Economia - 13:32 Prefeitura instalará energia solar para famílias com renda de até 5 salários
- Oportunidades - 13:00 IFMS abre 1.840 vagas em cursos técnicos
- Apostadores - 12:19 Acumulada, Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 100 milhões nesta terça
- Saúde Pública - 11:52 Campanha binacional vacina 1,7 mil animais contra a raiva na Bolívia
- Bataguassu - 11:33 Autor de furto é preso sendo identificado por ter trabalhado no local
- Campo Grande - 11:11 Condutor é preso com carro financiado em nome de pernambucano
- Esporte e turismo - 10:55 Grupos de pedal ganham força e impulsionam o turismo em Campo Grande
- Habitação - 10:38 Prefeitura vai conceder mais de R$ 4,5 milhões para ajudar famílias a conquistar o primeiro imóvel