• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Ônibus transportam profissionais da saúde

Sábado, 21 Março de 2020 - 09:03 | Redação


Uma pequena parte da frota dos ônibus do transporte coletivo está circulando neste sábado, 21 de Março, em Campo Grande. Os veículos estão transportando funcionários da saúde pública e privada para seus locais de trabalho. Só podem embarcar trabalhadores que se identificam mostrando algum documento, segundo Consórcio Guaicurus.

Nesta sexta-feira, 20, um decreto do prefeito Marquinhos Trad (PSD) suspendeu a circulação de ônibus na Capital a partir deste sábado como forma de evitar o contágio pelo coronavírus por 15 dias. O prefeito decidiu paralisar os ônibus porque medidas anteriores como a suspensão das aulas e o bloqueio dos cartões de estudantes e idosos, por exemplo, não surtiram efeito e os coletivos continuaram cheios.

Por enquanto, não há detalhes sobre a operação de transporte de servidores da saúde neste sábado, como a quantidade de veículos disponibilizados, a média de passageiros ou itinerários. Os ônibus estão saindo de todos os terminais de Campo Grande e parando em alguns pontos para recolher trabalhadores, seguindo as orientações repassadas pela prefeitura ao Consórcio.

Ainda neste sábado, prefeitura e Consórcio estão definindo itinerários específicos para domingo e planejando a operação para o decorrer da semana. Mesmo o horário de funcionamento dos ônibus neste sábado está sendo definido em reunião na prefeitura. O transporte dos trabalhadores da saúde será estabelecido por tempo indeterminado, até que a situação se normalize.

Além dos funcionários da saúde, a prefeitura também solicitou que sejam deixados de prontidão nas garagens ônibus para transportar pessoas enfermas que precisam se deslocar para atendimento em saúde. A solicitação está sendo atendida. Contudo, segundo o Consórcio Guaicurus, ainda não houve nenhuma demanda neste sentido.

A suspensão do transporte coletivo não foi a única medida decretada pelo prefeito para enfrentar a pandemia de coronavírus. Vários decretos foram publicados para manter as pessoas em casa e minimizar a possibilidade de aglomeração. Um deles, inclusive, determinou o fechamento da rodoviária de Campo Grande a partir da próxima terça-feira, dia 24, pelo período de 20 dias.

Comércio, shoppings, academias e outros estabelecimentos estão fechados e podem perder o alvará em caso de descumprimento da medida. Podem funcionar apenas farmácias e supermercados e outros estabelecimentos do setor de alimentação. Mas, neste caso, cabe às próprias empresas providenciar o transporte alternativo para os funcionários.

Também estão suspensas reuniões com mais de 20 pessoas, de forma que igrejas não podem abrir e eventos com número superior de pessoas não podem ser realizados. Obras da construção civil também estão suspensas para garantir que os trabalhadores do setor fiquem em casa. Saiba mais acessando as notícias relacionadas nesta matéria:

SIGA-NOS NO Google News