Geral
Onco influencer fala sobre importância do diagnóstico precoce
Convite foi feito pelo vereador Dr. Victor Rocha em alusão ao Outubro Rosa
Sexta-feira, 27 Outubro de 2023 - 18:31 | Gabriel Telê Santana

A locutora e consultora de moda Eliza Montes utilizou a Tribuna, na sessão desta quinta-feira (26), para falar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O convite foi feito pelo vereador Dr. Victor Rocha em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização e combate à doença.
“O câncer não espera. Temos que ser rápidos no diagnóstico. E quando fui diagnosticada, naquele momento, parecia que tinha recebido uma sentença de morte. Me vi em uma situação bem complicada. Jovem, com nódulo na mama, com dores na axila, sem saber o que era para poder tratar”, disse.
Eliza foi diagnosticada com câncer de mama aos 38 anos, pouco antes da pandemia. No entanto, quando notou os primeiros nódulos, “deixou para a próxima consulta”, que só veio dois anos depois com a retomada dos exames no SUS (Sistema Único de Saúde).
Durante a pandemia, os nódulos cresceram e atingiram a axila. “Eu precisava, o quanto antes, de uma ajuda profissional”, narrou.
E foi na Casa Rosa, projeto do vereador Dr. Victor Rocha, que Eliza encontrou acolhimento. “Fiz ultrassonografia e acusou sete nódulos nas mamas. Fui na Casa Rosa e fui atendida e acolhida. Duas semanas depois saiu o resultado. Infelizmente deu alteração no exame. Quando entrei na Casa Rosa, tudo aconteceu muito rápido”, apontou.
Hoje, ainda em tratamento e atuando também como onco influencer, ela reforça a importância do autoexame nas mamas. “Sempre falo em relação a se tocar. Se encontrar alteração, por menor que for, procure um médico. Eu encaminho todos para a Casa Rosa”, finalizou.
Últimas Notícias
- Comunicação - 11:15 Três Lagoas amplia rede de Wi-Fi público 'TresLagoar' na cidade
- Programa Recomeçar - 10:51 Prefeitura amplia acesso a moradia para famílias de pessoas com microcefalia
- Aniversario de CG - 10:32 Desfile dos 126 anos de Campo Grande já tem inscrições abertas
- Saúde - 10:15 Paciente do SUS pode ser atendido por planos de saúde gratuitamente
- Acidente - 09:52 Condutora diz que não viu moto em acidente
- Tentativa de homicídio - 09:17 Mulher é baleada no Parque do Lageado
- Fronteira - 09:00 Hospital Regional de Ponta Porã será investigado pelo Ministério Público
- Morte trânsito - 08:50 Criança de 4 anos morre atropelada em frente à Prefeitura de Caarapó
- Morango - 08:36 Nova febre do morango do amor aumenta buscas e preços da fruta no MS
- Maus-tratos - 08:15 Cachorro é baleado durante atentado