Geral
Nupemec inicia curso de Facilitadores em Justiça Restaurativa
Curso é oferecido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos
Sexta-feira, 08 Março de 2024 - 17:33 | Redação

Teve início nesta semana o 3º Curso de Formação de Facilitadores em Justiça Restaurativa e Círculos Restaurativos. O curso é oferecido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), sob coordenação do Des. Vilson Bertelli, para atender as demandas processuais oriundas das áreas criminais e organizacionais.
A abertura do curso foi ministrada pelo professor e doutor José Henrique Kaster Franco, o qual abordou o tema “Cultura de Paz. Complexidade do fenômeno violência. O que são ações não-violentas? Correlação Justiça Restaurativa e Cultura da Paz”. As aulas presenciais seguem até sexta-feira, no período matutino e vespertino, na sede do Nupemec em Campo Grande.
Ao total, o curso possui 40 horas-aula presenciais de teorias e práticas, 20 horas-aula de estágio supervisionado e 10 horas-aulas teóricas pela Plataforma Virtual AVA, totalizando 70 horas-aula em sistema híbrido, conforme molde sugerido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A Secretaria do Nupemec e da Justiça Restaurativa é o órgão do Tribunal de Justiça responsável pelo desenvolvimento da política judiciária de tratamento adequado dos conflitos de interesses, estabelecida pela Resolução CNJ n. 125/2010; pela instalação de Centros Judiciários de Solução de Conflitos; em promover treinamento e atualização permanente de magistrados, servidores, facilitadores, conciliadores e mediadores nos métodos consensuais de soluções de conflitos, entre eles das metodologias da Justiça Restaurativa; além de ser o responsável por abrigar e promover as iniciativas da Justiça Restaurativa nos moldes da Resolução n. 225/2016 do CNJ.
Últimas Notícias
- Saúde - 11:30 Dezembrite: psicólogo alerta para sobrecarga emocional e crises de ansiedade
- Senai - 11:12 Vestibular do Senai abre inscrições e oferece descontos nas mensalidades
- Invação - 10:50 Aprovado projeto que reconhece Campo Grande como Polo de Blockchain
- Operação Casa Bomba 2 - 10:30 Operação apreende R$120 mil em drogas
- Economia - 10:12 MS ultrapassa 12 mil registros de novas empresas em novembro
- Nova Andradina - 09:55 Motorista morre ao colidir na traseira de carreta na BR-267 em Nova Andradina
- Pesquisa - 09:40 Proporção de mães com até 24 anos cai
- Trama Golpista - 09:33 Câmara aprova projeto que reduz penas dos condenados pelo 8 de janeiro
- Campo Grande - 09:10 Auxílio de R$500 para vítimas de violência e PCDs
- Esporte - 08:50 Adequações são concluídas e Douradão é liberado para sediar o Estadual 2026

