Geral
Número de aprendizes no país cresce 13,6% no primeiro semestre
Segunda-feira, 22 Julho de 2019 - 13:34 | Redação
O número de aprendizes encaminhados pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) às empresas cresceu 13,6% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. O total de aprendizes somou 247.679 de janeiro a junho, de acordo com o Boletim Estatístico do CIEE divulgado nesta segunda-feira (22), em São Paulo. Em relação aos estagiários, o total foi 868.468 pessoas encaminhadas, com crescimento de 3,8%.
Nos primeiros seis meses deste ano, de acordo com a pesquisa, 68,8% dos aprendizes eram jovens já formados no ensino médio, enquanto 26% ainda estavam cursando o ensino médio. O estudo revelou também que 4,6% dos aprendizes estavam no ensino fundamental. Quanto aos estagiários, 77,4% são do ensino superior, 18,9% do ensino Médio e 3,3% do ensino técnico.
A pesquisa apontou que houve alta de 6,6% no número de vagas abertas, passando de 203.062 vagas no primeiro semestre de 2018 para 216.462 no mesmo período deste ano. Já as contratações aumentaram 3%, subindo de 176.028 contratos fechados nos primeiros seis meses de 2018 para 181.248 até junho deste ano.
O estudo mostrou que estudantes do sexo feminino são maioria no mercado, respondendo por 65% das vagas ocupadas de estágio e 52,7% das vagas de aprendiz.
Os cursos com maior número de estagiários no país são direito, pedagogia, administração, ciências contábeis, engenharia civil, tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, psicologia, educação física, ciência da computação e arquitetura e urbanismo, nessa ordem.
Últimas Notícias
- Inclusão - 18:08 Comissão aprova criação de cadastro nacional para intérpretes de Libras
- Poder Legislativo - 17:17 Projeto de lei cria Programa Estadual de Valorização da Pecuária Leiteira
- Poder Judiciário - 16:57 Composição dos órgãos julgadores do Tribunal de Justiça é atualizada
- Dourados - 16:32 Em Dourados, decreto cria normas para uso da frota de veículos oficiais
- Pets - 16:12 Caravana da Castração segue até o dia 12 no estacionamento do Douradão
- Poder Judiciário - 15:58 Equipe do TJMS inicia preparação para implantação de novo sistema
- Trabalhos Finais de Graduação - 15:45 Concurso do Conselho de Arquitetura e Urbanismo terá prêmio inédito
- Política - 15:30 Partidos têm até 14 de novembro para solicitar propaganda partidária
- Dourados - 15:15 Homem comete racismo contra policial
- Audiências - 14:56 Planurb promove audiências sobre novos empreendimentos no Tarumã e Leblon

