Geral
Não conseguiu justificar a ausência na votação? Saiba o que fazer
Justificativas podem ser feitas pela internet ou por requerimento
Segunda-feira, 16 Novembro de 2020 - 11:37 | Redação

Eleitores que não puderam votar no primeiro turno das eleições municipais neste domingo (15) têm até 60 dias para justificar a ausência junto à Justiça Eleitoral. O procedimento pode ser feito pessoalmente ou pela internet.
Quem preferir fazer pela internet, as opções são o Sistema Justifica, com acesso via página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou o aplicativo e-Título, que pode ser baixado gratuitamente para as plataformas Android e iOS.
Por causa do grande número de acessos ontem (15), a plataforma apresentou instabilidades ao longo do dia e muitos eleitores não conseguiram utilizá-la para enviar a justificativa.
Os eleitores que não quiserem usar a internet podem preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição), disponível no site do TSE, e entregar em qualquer zona eleitoral ou enviar pelos Correios ao juiz da zona eleitoral na qual for inscrito.
Exterior
Os eleitores que estavam no exterior no dia da votação também podem justificar a ausência pelo e-Título, pelo Sistema Justifica ou pelo envio de correspondência ao juiz eleitoral. O prazo é de 60 dias. Segundo o TSE, a justificativa também pode ser apresentada no período de 30 dias corridos da data de retorno ao Brasil. Os eleitores que estiverem inscritos em uma zona eleitoral do exterior não precisam justificar a ausência em pleitos municipais. O procedimento só deve ser feito em eleições presidenciais.
Quem estiver em débito com a Justiça Eleitoral, entre outras sanções, fica impedido de tirar carteira de identidade, passaporte, de participar de concurso público ou de assumir cargo público.
Últimas Notícias
- Poder Legislativo - 18:12 Projeto de lei prevê adequação em norma que institui o 'Agosto Lilás'
- 'Olha! Lá vem o trem chegando' - 17:53 Obra audiovisual percorre os trilhos da memória ferroviária de MS
- Poder Legislativo - 17:32 Pantanal Tech MS pode ser incluído no Calendário Oficial de Eventos
- Campo Grande - 17:30 Homem armado é preso após discutir com morador de rua
- Oportunidades - 17:17 Secretaria realiza palestra gratuita sobre marketing nesta quinta-feira
- Economia - 16:43 Frigoríficos de MS tentam realocar carne que seria dos EUA
- Violência doméstica - 16:35 Agressor é preso após golpear companheira com foice
- Poder Legislativo - 16:16 Meia-entrada a doadores de órgãos e tecidos é proposta na Assembleia
- Campo Grande - 15:50 População pode contribuir com Estudo de Impacto sobre Hospital Regional
- Campo Grande - 15:30 Projeto de lei reduz tarifa de esgoto em Campo Grande