Geral
Musicoterapia no tratamento de pessoas com deficiência é tema de projeto
Lucas de Lima enfatiza que a musicoterapia é um importante procedimento terapêutico para o tratamento de diversas síndromes
Quinta-feira, 24 Outubro de 2024 - 11:39 | Redação

Com objetivo de incentivar a musicoterapia no tratamento de pessoas com deficiência, síndromes ou Transtornos do Espectro Autista (TEA), o deputado Lucas de Lima (Sem Partido) protocolou nesta terça-feira (22), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o Projeto de Lei 229/2024.
A proposta cria o Programa de Incentivo à Utilização da Musicoterapia como Tratamento Terapêutico Complementar de Pessoas com Deficiência, Síndromes e/ou TEA, a ser realizado por clínicas de reabilitação e outras instituições públicas e privadas, conveniadas ou não, que ofereçam tratamento no âmbito do Estado do Mato Grosso do Sul.
De acordo com o texto, estudos comprovam que a musicoterapia agrega diversos benefícios ao tratamento, tais como facilitação da comunicação verbal e não verbal, o contato visual e tátil; diminuição dos movimentos estereotipados; facilitação da criatividade; contribuição para organização do pensamento; diminuição da hiperatividade, dentre outros.
Conforme exemplifica a justificativa, o TEA é tratado com excelentes resultados práticos através da musicoterapia. “A música exerce um poder terapêutico indescritível na vida dessas pessoas. Os benefícios são alcançados a curto, médio e longo prazo e os resultados obtidos podem ser mantidos por toda a vida, de acordo com a individualidade de cada caso”, explicou o parlamentar.
Últimas Notícias
- Paz Social - 18:09 Ponta Porã institui Plano de Enfrentamento à Violência contra Mulheres
- Homicídio - 17:50 Autora de assassinato a facadas é presa no Nova Campo Grande
- Poder Judiciário - 17:35 TJMS aprova instalação de duas varas de sucessões em Campo Grande
- Zé Pereira - 17:03 Vídeo: Moto estacionada é destruída por carro em alta velocidade
- Saúde Pública - 16:57 Campanha alerta para falhas na prescrição de antibióticos em hospitais
- Nova Campo Grande - 16:33 Briga de casal termina com morto esfaqueado na rua da capital
- Educação - 16:09 Inscrições no Enem PPL podem ser feitas a partir de 6 de Outubro
- Saúde - 15:58 Comissão rejeita inclusão de canetas emagrecedoras no SUS
- Poder Judiciário - 15:15 Comarca de Campo Grande não terá expediente nos dias 25 e 26 de Agosto
- Correção - 14:58 Delegado afirma que motorista baleado no Buriti sobreviveu