Geral
Musicoterapia no tratamento de pessoas com deficiência é tema de projeto
Lucas de Lima enfatiza que a musicoterapia é um importante procedimento terapêutico para o tratamento de diversas síndromes
Quinta-feira, 24 Outubro de 2024 - 11:39 | Redação

Com objetivo de incentivar a musicoterapia no tratamento de pessoas com deficiência, síndromes ou Transtornos do Espectro Autista (TEA), o deputado Lucas de Lima (Sem Partido) protocolou nesta terça-feira (22), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o Projeto de Lei 229/2024.
A proposta cria o Programa de Incentivo à Utilização da Musicoterapia como Tratamento Terapêutico Complementar de Pessoas com Deficiência, Síndromes e/ou TEA, a ser realizado por clínicas de reabilitação e outras instituições públicas e privadas, conveniadas ou não, que ofereçam tratamento no âmbito do Estado do Mato Grosso do Sul.
De acordo com o texto, estudos comprovam que a musicoterapia agrega diversos benefícios ao tratamento, tais como facilitação da comunicação verbal e não verbal, o contato visual e tátil; diminuição dos movimentos estereotipados; facilitação da criatividade; contribuição para organização do pensamento; diminuição da hiperatividade, dentre outros.
Conforme exemplifica a justificativa, o TEA é tratado com excelentes resultados práticos através da musicoterapia. “A música exerce um poder terapêutico indescritível na vida dessas pessoas. Os benefícios são alcançados a curto, médio e longo prazo e os resultados obtidos podem ser mantidos por toda a vida, de acordo com a individualidade de cada caso”, explicou o parlamentar.
Últimas Notícias
- Red Flag - 15:28 Esquema de tráfico de drogas por via aérea é investigado pela PF
- Cultura - 15:00 Show “Africanidades” será neste sábado no Teatro Aracy Balabanian
- Ministério Público - 14:50 Imagens de satélite detectam devastação de áreas no Pantanal de MS
- Oportunidades - 14:21 360 vagas e salário inicial de R$ 7,9 mil
- Patrimônio imaterial - 14:00 Povos originários são tema de I workshop de música e poesia na UFMS
- Infraestrutura - 13:50 Governo de MS lança licitação para modernizar 673 km de rodovias
- Justiça - 13:32 Câmara valida nova regra para suspender visitas de pais agressores aos filhos
- Campo Grande - 13:00 Halloween do Pátio será no dia 1º
- Economia - 12:40 Fiems recebe Jornada Nacional de Inovação da Indústria nesta quinta-feira
- Educação - 12:19 Dourados abre inscrições para Concurso de Remoção na rede municipal