Geral
Música será utilizada no tratamento de pessoas com autismo
Quarta-feira, 10 Julho de 2019 - 20:11 | Redação
Mato Grosso do Sul terá um programa para o incentivo à utilização da Musicoterapia como tratamento terapêutico complementar de pessoas com deficiência, síndromes e Transtorno do Espectro Autista (TEA). É o que determina a Lei 5.364, de autoria do deputado Lidio Lopes (PATRI), publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (10).
Conforme a nova norma, a Musicoterapia deverá ser realizada por clínicas de reabilitação e outras instituições públicas e privadas, conveniadas ou não, que ofereçam tratamento no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul. O tratamento complementar poderá ser realizado individualmente ou em grupo.
As sessões deverão ser realizadas exclusivamente por profissionais que tenham graduação e/ou pós-graduação em Musicoterapia. O tratamento poderá passar por avaliações qualitativas periódicas, a fim de aferir o acompanhamento do paciente, com objetivos terapêuticos individualizados, que serão traçados durante a avaliação inicial e o atendimento.
A lei estabelece que o Poder Executivo regulamentará a forma de cumprimento do programa. “A música exerce um poder terapêutico indescritível na vida das pessoas e, mais precisamente nos autistas, auxilia na melhora da comunicação e interação social, por isso essa lei irá melhorar a qualidade de vida dos portadores de TEA”, destacou Lidio Lopes.
(Com informações da Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa)
Últimas Notícias
- Impactos - 18:18 Audiência pública discute empreendimento no bairro Vila Nasser
- Condenação - 17:58 Ex-vereador da Capital põe tornozeleira e cumpre pena por ataque a ex-governador
- Vacinação - 17:36 Vacimóvel circula por vários pontos de Três Lagoas nesta semana
- Mulheres - 17:00 Advogada assume presidência da ABMCJ-MS e reforça protagonismo feminino
- Agropecuária - 16:47 Ministro visita Inmet e reforça apoio à modernização para fortalecer a agropecuária
- Mulheres - 16:30 Ações contra a violência à mulher poderão ser estendidas à rede particular
- Campo Grande - 16:16 Investigação não descarta feminicídio
- Brasil - 15:55 Regras para casos de regime escolar domiciliar seguem para a Câmara
- Celebração solidária - 15:35 Festa da Colheita tem caráter solidário no CTG de Dourados, com apoio da Rede MS
- Fátima do Sul - 15:19 Vídeo: Arma falha e autor de tentativa de homicídio em bar é preso em MS

